Saúde Março Verde: especialista alerta para o cuidado com a saúde dos olhos

Março Verde: especialista alerta para o cuidado com a saúde dos olhos


Estamos no Março Verde, Campanha de Conscientização em Saúde Visual. Período para refletir sobre os cuidados com os olhos, assunto muito relevante, que atinge diretamente a população brasileira. De acordo com dados do CBOO (Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria), quase 100 milhões de brasileiros têm ou começaram a desenvolver um problema de visão, algo que pode ser diminuído com cuidados preventivos, como explica o oftalmologista credenciado ao Cartão Saúde São Gabriel, Dr. Felipe Patriota.

“Nossos olhos sofrem constantes agressões pelo meio ambiente ou atividades exercidas no dia a dia, por isso, precisamos ter alguns cuidados que podem ser físicos, com o óculos que exerce barreira mecânica ao contato com esses agentes e também os filtros promovidos pelos tratamentos nas lentes como antirreflexo – podendo ser também com filtro de luz azul”, ressalta Patriota.

A poeira, poluição, variações de temperatura, umidade ambiental, radiação proveniente de telas e da luz solar são exemplos de condições modificadoras da saúde ocular. Por isso, o médico também enfatiza ações simples no cuidado com a visão.

“Os cuidados também podem ser implementados com atitudes que tomamos ao longo das nossas atividades de trabalho ou estudo, como intervalos entre os períodos de leitura, a cada uma hora, descansar a visão cinco minutos, preferencialmente olhando para algo distante – além de 2 metros, piscando os olhos para renovação da lágrima e mantendo uma boa postura em relação a posição dos olhos centralizados com a tela, evitando estar muito acima ou muito abaixo da linha de visão”, orienta.

O oftalmologista conclui destacando os cuidados via medicamentos.

“Os cuidados terapêuticos envolvem prescrições de uso de colírios lubrificantes, direcionados ao perfil do paciente e até alimentos e comprimidos de vitaminas que podem otimizar a produção de uma lágrima com melhor qualidade, aliviando os sintomas relacionados aos olhos ressecados e regenerando as lesões causadas pela exposição a esses fatores”, finaliza.

Bruno Muniz 21 mar 2022 - 8:42m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Amanda Barros (Grande)
Oficina dos Óculos (Grande)
Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe
Mandacaru Açaíteria (Grande)
ASCAP (Grande)
Pernambuco Proteção Veicular (Grande)
Farma Fácil (Grande)
Quero Sandálias (Grande)
Ana Laura Personalizados (Grande)
Iran Bikes (Grande)

Cabeça Gesso (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Ana Laura Personalizados (Grande)
Quero Sandálias (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Dr. Napoleão Bezerra (Grande)
WG Aviamentos (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
JCL (Grande)
Postos Badú (Grande)