Destaques IPVA para motos: anistia das dívidas é aprovada em Pernambuco. Veja as regras

IPVA para motos: anistia das dívidas é aprovada em Pernambuco. Veja as regras


As multas decorrentes de infrações de trânsito não estão incluídas na remissão das dívidas. E as taxas atrasadas devem ser referentes ao período entre 2016 e 2020.

O Projeto de Lei 2543/2021, que prevê a anistia das dívidas de motocicletas de baixa cilindrada geradas até o dia 31 de dezembro de 2020, foi aprovado nesta quinta (26/8) no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O projeto foi encaminhado pelo governador Paulo Câmara, votado em regime de urgência e sua aprovação meteórica já era esperada. Assim, os motociclistas que tiverem débitos de IPVA, taxas de licenciamento anual e de bombeiros, além de diárias cobradas pelo depósito de motos apreendidas, ficarão livres do débito. O PL segue para sanção do governador.

Inicialmente, a proposta era que a isenção fosse dada apenas às motos de até 150 cilindradas – as mais usadas por trabalhadores sobre duas rodas, principalmente entregadores, além da zona rural do Estado no serviço de mototáxi -, mas depois incluiu veículos com motorização de até 162 cilindradas. Com a ampliação da cilindrada, mais motociclistas serão beneficiados porque muitos modelos de motos populares se enquadram nesta categoria.

ATENÇÃO

Para ter direito ao perdão das dívidas (IPVA e taxas), o projeto exige que o benefício seja destinado apenas a pessoas físicas (frotas de empresas não participam), e limitado a um veículo por CPF. O dono da motocicleta precisa estar em dia com o IPVA de 2021, por isso a Secretaria da Fazenda de Pernambuco estendeu o prazo de pagamento para até 31 de dezembro deste ano.

O projeto ainda concede melhores condições para quem está com o pagamento dos impostos de 2021 atrasado. Eles poderão ser pago em três parcelas, nos meses de outubro, novembro e dezembro, ou em uma cota única em dezembro deste ano. De acordo com dados da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), 250 mil pessoas podem ser beneficiadas com o projeto. Mas a previsão é de que apenas 30% deles irão aderir ao benefício, o que representaria uma renúncia fiscal de R$ 70 milhões para o Executivo.

Geração de emprego

O projeto de lei integra o Plano de Retomada de Pernambuco, que prevê a geração de 130 mil empregos e investimentos no valor de R$ 5 bilhões em recursos públicos até o final do ano de 2022. Inclui, além dos investimentos, obras, parcerias privadas, capacitações e concessão de crédito.

Bruno Muniz 27 ago 2021 - 9:30m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Valloriza / Jasfac
1Farma (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
JCL (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Total (Grande)
APAE (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Integra Mais (Grande)

Cabeça Gesso (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
APAE (Grande)
Auto Planos (Grande)
Sistemax (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Kits Elásticos (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Val Games (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Vitta (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Athom (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Cetias (Lateral)
Centrus (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
1Farma (Lateral)
BestNet (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Totali (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
JCL (Lateral)
Moda Center (Lateral)
House Club (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Aplicativo