Política MPPE elabora Termo para os candidatos a cargo de prefeito interessados em aderir ao compromisso de priorizar cinco eixos relativos às políticas educacionais

MPPE elabora Termo para os candidatos a cargo de prefeito interessados em aderir ao compromisso de priorizar cinco eixos relativos às políticas educacionais


Com a proximidade das eleições municipais e por entender o tema de grande relevância social, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) elaborou Termo de Compromisso prévio para adesão dos candidatos e candidatas a prefeitos municipais, a fim de que priorizem cinco eixos relativos às políticas educacionais de competência dos municípios, quando investidos dos respectivos mandatos, no período de 2021-2024. São eles: Educação Infantil, Educação Inclusiva; Evasão e Abandono Escolar; Política de Pessoal e Aplicação do mínimo constitucional de 25% das receitas municipais com ações de manutenção e desenvolvimento na área de educação (art. 212, da Constituição Federal de 1988).

A minuta do Termo foi uma iniciativa das Promotorias de Defesa do Direito Humano à Educação da Capital em conjunto com as Promotorias de Educação de Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Para estes municípios as respectivas Promotorias de Justiça ainda aguardam sinalização dos candidatos ao cargo de prefeito de manifestação de interesse em aderir ao compromisso.

Sem caráter vinculativo, como sugestão de atuação dos promotores de Justiça dos demais municípios, o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Direito Humano à Educação (Caop Educação) encaminhou, no dia 29 de outubro, para os emails funcionais, o modelo do Termo de Compromisso, bem como o modelo de Portaria para a instauração do respectivo Procedimento Administrativo, que acompanhará a política pública de educação no município, no período de 2021 a 2024, nos segmentos propostos no pacto a ser celebrado e formalizado.

“Além de o MPPE entender o tema como prioritário, em consonância com toda a legislação que assegura às políticas educacionais, é importante que os eleitores também observem o programa de gestão apresentado pelos candidatos na área de educação. Assinar o Termo de Compromisso prévio é demonstrar que o futuro gestor tem compromisso em priorizar pelo menos os cinco eixos elencados e disciplinados pela Constituição e por leis específicas”, ressaltou o coordenador do Caop Educação, promotor de Justiça Sérgio Souto.

Bruno Muniz 03 nov 2020 - 14:31m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe
Athom (Grande)
Pernambuco Proteção Veicular (Grande)
Gelar Climatização (Grande)
Oficina dos Óculos (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários (Grande)
Floricultura Flor de Cheiro (Grande)
Mamuska Pizza (Grande)
ASCAP (Grande)
Iran Bikes (Grande)

Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Iran Bikes (Grande)
Quero Sandálias (Grande)
ASCAP (Grande)
Sistemax (Grande)
Best Net (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
WG Aviamentos (Grande)
Floricultura Flor de Cheiro (Grande)

MATÉRIA EM DESTAQUE

Chiquinho Sorvetes (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
ASCAP (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Farma Fácil (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Oficina dos Óculos (Lateral)
JCL (Lateral)
Mamuska Pizzaria (Lateral)
Dr Napoleão Bezerra (Lateral)
Iran Bikes (Lateral)
Unicesumar Santa Cruz (Lateral)
Athom (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Pernambuco Proteção Veicular (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Quero Sandálias (Lateral)
Gelar Climatização (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
House Club (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
WG Aviamentos (Lateral)
Valloriza (Lateral)
Floricultura Flor de Cheiro (Lateral)
Escolinha Geração XXI (Lateral)
Postos Badu (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Lis Bambini (Lateral)
BestNet (Lateral)
Val Games (Lateral)
Instituto Olavo Bilac (Lateral)
Aplicativo