Educação Alunos do 2º ano voltam às aulas presenciais com baixa adesão

Alunos do 2º ano voltam às aulas presenciais com baixa adesão


Segundo o Sinepe, escolas estão escolhendo seus cronogramas para o retorno.

As aulas presenciais nas escolas particulares de Pernambuco voltaram, nesta terça-feira (13), para os alunos do 2º ano do Ensino Médio. Além deles, as turmas do 3º ano já estão autorizadas a terem aulas nas instituições de ensino desde a última sexta-feira (9), após o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), o desembargador Valdir Carvalho, suspender uma liminar acatada anteriormente pelo juiz da 12ª Vara do Trabalho do Recife, Hugo Cavalcanti Melo Filho, que impedia o retorno das atividades na rede privada. 

A reportagem da Folha de Pernambuco visitou algumas instituições de ensino para verificar o processo de retomada das atividades presenciais. Na maioria das escolas, o dia foi dedicado ao chamado modelo híbrido de ensino, com aulas presenciais e online.

Segundo o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (Sinepe), nem todas as escolas voltaram, por “estarem escolhendo melhor o seu cronograma”.

“Cada escola está vendo a conveniência. A gente queria direito de retornar, mas isso cada escola decide. 85% das particulares só têm ensino fundamental e infantil, essas estão sem cronograma de retorno, que é extremamente necessário. Pedimos para que o governo publique o cronograma de retomada”, disse.

No Colégio Dom, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, a aula está sendo transmitida por vídeo para os alunos que ficaram em casa. Cerca de 11 alunos estiveram na instituição, enquanto os demais alunos estiveram assistindo à aula remotamente. 

Na turma do 3º ano, cujas aulas foram retomadas na última semana, as aulas acontecem da mesma forma. No caso dos professores que são do grupo de risco, a instituição orientou que realizem as aulas de casa. A atividade também é transmitida na sala de aula. 

De acordo com o diretor do Colégio Dom, Arnaldo Mendonça, esta semana, a adesão dos alunos presencialmente foi baixa por conta do feriado de Nossa Senhora Aparecida, na segunda-feira (12), e do Dia dos Professores, na próxima quinta-feira (15). 

“Essa é uma semana de dois dias. O tempo de aula está sendo menor e o desgaste maior, por isso vamos ter um descanso. A gente tem uma quantidade pequena principalmente no 3º ano. Agora tem como viajar e ter aula normal, sem perder nada por conta da internet. Estamos alternando alunos ímpares e pares, têm dias na semana para vir na aula presencial. A aula, ainda assim, é transmitida para os alunos que estão em casa. Próxima semana, esperamos mais alunos, porque não tem feriado e o 1º ano já pode voltar. Isso representa 15% da educação básica já autorizado a voltar para aula presencial”, afirmou Arnaldo. 

A partir da próxima terça-feira (20), estudantes do 1º ano do ensino médio poderão retornar. O Governo de Pernambuco ainda não divulgou o cronograma para a volta das demais turmas da educação infantil e do ensino fundamental – em um decreto publicado no Diário Oficial, no último dia 6, foi ampliada a suspensão das aulas desses setores até o dia 19 de outubro.

Bruno Muniz 13 out 2020 - 14:21m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Valloriza / Jasfac
Mateus Assistência (Grande)
APAE (Grande)
Integra Mais (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Total (Grande)
1Farma (Grande)
JCL (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)

APAE (Grande)
Auto Planos (Grande)
Moda Center (Grande)
Sistemax (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Cetias (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Totali (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Vitta (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Athom (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
1Farma (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Val Games (Lateral)
Centrus (Lateral)
BestNet (Lateral)
Cetias (Lateral)
House Club (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Moda Center (Lateral)
JCL (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Aplicativo