Saúde Grupo tentou impedir procedimento em menina de 10 anos grávida após estupro

Grupo tentou impedir procedimento em menina de 10 anos grávida após estupro


A menina de 10 anos, natural do Espírito Santo, que engravidou após ter sido estuprada pelo tio chegou no último domingo (16) ao Recife para interromper a gestação, após receber o aval da Justiça do Estado de origem. Contudo, a presença da criança no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam-UPE), na zona norte da Capital, causou mobilização em frente à unidade de grupos a favor e contrários ao aborto, contrariando recomendações das autoridades sanitárias para evitar aglomeração por conta da pandemia do coronavírus.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram algumas pessoas hostilizando o médico responsável pelo procedimento e a vítima na tentativa de impedir o aborto induzido. Também é possível manifestante fazendo orações na frente da unidade do hospital. Apesar da presença de policiais militares no local, os manifestantes não se intimidaram para fazer o tumulto. Em alguns momentos houve confusão e bate boca.

De acordo com o diretor do Cisam, o obstetra Olimpio Moraes Filho, a menina chegou no fim da tarde e fez o procedimento de indução do óbito fetal.

“Quando a gravidez está avançada, a gente usa uma medicação para primeiro suspender os batimentos cardíacos. Depois usamos medicamento para estimular a contração. Caso a placenta não sai inteira é feita a coletagem”, explica.

Ainda segundo o médico, uma criança de dez anos não tem o corpo preparado para uma gravidez.

“Manter a gestação coloca em risco a vida e a saúde mental da criança grávida”, disse. O Cisam é referência estadual nesse tipo de procedimento e de acolhimento às vítimas. 

A menina, de 10 anos, é do Espírito Santo, e foi trazida para o Recife para a realização do procedimento. No inquérito da Polícia Civil que investigou o crime, a vítima disse que era estuprada pelo companheiro da tia dela há ao menos quatro anos e que não havia relatado os abusos sexuais que sofria porque era ameaçada.

Segundo um despacho, publicado na última sexta-feira (14), o juiz da Vara da Infância e da Juventude da cidade de São Mateus/ES, Antonio Moreira Fernandes, determinou que a criança fosse submetida ao procedimento de melhor viabilidade para preservar a vida da vítima.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) ressaltou a legalidade do procedimento que será realizado neste domingo:

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informa que segue a legislação vigente em relação à interrupção da gravidez (quando não há outro meio de salvar a vida da mulher, quando é resultado de estupro e nos diagnósticos de anencefalia), além dos protocolos do Ministério da Saúde (MS) para a realização do procedimento, oferecendo à vítima assistência emergencial, integral e multidisciplinar. Em relação ao caso citado, é importante ressaltar, ainda, que há autorização judicial do Espírito Santo ratificando a interrupção da gestação. É importante reforçar, também, que o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam-UPE) é referência estadual nesse tipo de procedimento e de acolhimento às vítimas. Por fim, ratifica-se que todos os parâmetros legais estão sendo rigidamente seguidos.

Bruno Muniz 17 ago 2020 - 9:05m

0 Comentários

Deixe uma resposta


João Januário Tecidos (Grande)
1Farma (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Valloriza / Jasfac
Total (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
JCL (Grande)
APAE (Grande)
Integra Mais (Grande)

Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
APAE (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Moda Center (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Mateus Assistência (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

RC Tecidos (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Vitta (Lateral)
JCL (Lateral)
Centrus (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Val Games (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Athom (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
BestNet (Lateral)
Totali (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Moda Center (Lateral)
1Farma (Lateral)
House Club (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Cetias (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Aplicativo