Economia Com suspensão da Feira da Sulanca, em Caruaru, comerciantes vendem produtos irregularmente

Com suspensão da Feira da Sulanca, em Caruaru, comerciantes vendem produtos irregularmente


A Feira da Sulanca está com funcionamento suspenso desde 16 de março, em decorrência da chegada de casos do novo coronavírus em Pernambuco.

Comerciantes descumpriram a ordem estadual e venderam seus produtos no entorno do Parque 18 de Maio, em Caruaru, Agreste de Pernambuco, na manhã desta segunda-feira (29). Carros com porta-malas abertos comercializavam mercadorias, apesar das barreiras da Polícia Militar e dos bloqueios do Detran.

A Feira da Sulanca está com funcionamento suspenso desde 16 de março, em decorrência da chegada de casos do novo coronavírus em Pernambuco. Desde a última sexta-feira (26), Caruaru e Bezerros estão com circulação permitida apenas para para realizar ou buscar serviços essenciais. Medida tem validade até o dia 5 de junho. As informações são de Vital Florêncio, da Rádio Jornal.

Um comerciante que não quis se identificar afirmou à reportagem que a necessidade falou mais alto.

“Preciso trabalhar, todo mundo tem suas contas, está difícil demais [com] tudo fechado. Há mais de trinta anos tenho banca aqui na sulanca e nem posso chegar, hoje estou aqui escondido, como se tivesse roubando, para vender a mercadoria e tentar colocar os compromissos em dia”, disse.

Segundo boletim divulgado nesse domingo (28), Caruaru conta com 1.972 casos confirmados e 128 óbitos pela covid-19. Foram realizados 5.773 testes, dos quais 2.211 foram através do teste molecular e 3.562 do teste rápido.

Feiras suspensas desde março

A última Feira da Sulanca antes do fechamento dos serviços não essenciais em Pernambuco ocorreu no dia 16 de março. No dia 18 daquele mês, as prefeituras de Caruaru, Toritama e Santa Cruz, em conjunto com o Governo do Estado, decidiram suspender as feiras da região. Na época, não havia casos confirmados do novo coronavírus em nenhuma das três cidades.

No fim de abril, a prefeitura lançou a plataforma Delivery Sulanca Caruaru, para que os sulanqueiros pudessem se comunicar com os clientes e negociar as mercadorias por telefone ou pela internet. A entrega segue sendo realizada às segundas-feiras no estacionamento do Polo Caruaru.

O setor de confecções é o principal da região e o período junino é considerado um dos mais importantes para a economia local. Ao mesmo tempo, ambientes com grande aglomeração de pessoas são propícios para a disseminação do novo coronavírus.

Comércio

Durante dez dias, de 26 de junho a 5 de julho, o comércio ficará fechado em Caruaru e Bezerros, a fim de diminuir a circulação de pessoas. Poderão funcionar apenas as atividades industrial, de construção civil (com metade da capacidade) e de restaurantes, lanchonetes, bares e similares, desde que sirvam apenas como ponto de coleta e/ou entrega. 

O Delivery Sulanca de Caruaru não será afetado pelo Governo do Estado e continua funcionando no estacionamento do Polo Caruaru sempre nas segundas-feiras das 5h às 17h.

A população pode colaborar denunciando casos de descumprimento, por meio do telefone 190, do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods).

Efetivo

Conforme anunciado, as forças de segurança pública de Pernambuco dão início à Operação Quarentena em ambas as cidades. Diariamente participam do trabalho 274 policiais militares, 64 policiais civis e 30 bombeiros militares para fiscalizar a restrição das atividades econômicas nas duas cidades do Agreste do Estado.

O secretário de defesa social, Antônio de Pádua, explica que policiais militares e civis e bombeiros vão reforçar a fiscalização e, principalmente, a conscientização.

“A gente sempre apela primeiro para a conscientização, a gente quer que as pessoas tenham em mente que essas medidas são necessárias para que elas se preservem desta doença, mas em caso de descumprimento, a fiscalização é necessária e, eventualmente, uma autuação deve ocorrer.

Jefferson Felipe 29 jun 2020 - 9:05m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Unicesumar EAD
RC Tecidos (Grande)
Império dos Camarões (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários
Sollaris Energy (Grande)
Dra. Palloma Santana
Clim Center (Grande)

Brisanet (Grande)
Jasfac (Grande)
Real Tags e Etiquetas (Grande)
Best Net
Dr. Leonardo Brito
Vivo Santa Cruz
Unicesumar EAD
Lis Bambini
Cold Car
Larissa Marques (Tô na Fono)

MATÉRIA EM DESTAQUE

Agreg Comunicação
Império dos Camarões
Real Tags e Etiquetas
Republic
Brisanet
Auto Escola
Moda Center Santa Cruz
iStore Oficial
Dr Leonardo Brito
Clim Center
Unicesumar
Cold Car
Immobilis
House Club
Zero Oito Um
Jasfac
Palloma Santana
Valloriza
Mais Sorriso
Copiart
RC Tecidos
Mega Gás
Escola Dinâmica
Val Games
Gráfica Climerio
Léo Siqueira Imóveis
Helder Viegas
Academia Saúde e Forma
Larissa Marques
New Corte
HB Joias e Relógios
Escolinha Geração
Quimilson
Aplicativo