Destaques Cirurgia bariátrica — Métodos, benefícios e riscos

Cirurgia bariátrica — Métodos, benefícios e riscos


Foto meramente ilustrativa 

As cirurgias bariátricas são procedimentos voltados à perda de peso. Existem diversos tipos de cirurgia e a escolha do método mais adequado depende de algumas características do paciente, que deve decidir junto ao seu médico.

Segundo o Ministério da Saúde, para ser candidato à cirurgia, a pessoa deve tentar por pelo menos dois anos os métodos tradicionais de emagrecimento. Isso inclui reeducação alimentar, tratamento psicológico, atividade física e uso de medicamentos em casos específicos. Se nenhuma dessas alternativas trouxer uma resposta positiva, ela poderá ser avaliada e então fará todos os exames necessários para verificar a possibilidade de ser operada.

O gastroenterologista do Hospital Albert Sabin (HAS), Dr. Sergio Alexandre Barrichello Junior, explica o cálculo utilizado para saber se o paciente é elegível à cirurgia bariátrica: 

“Atualmente, o índice de massa corporal (IMC), que consiste na conta “peso/altura x altura”, é o maior indicador para realização das cirurgias. Pacientes com IMC maior ou igual a 40 ou acima de 35 com doenças associadas, são classicamente indicados ao procedimento”.

“Diabéticos tipo II de difícil controle, com tempo de doença menor que 10 anos, e com IMC acima de 30, também são elegíveis à cirurgia”, acrescenta o Dr. Barrichello.

Existem diversos métodos de cirurgias. As mais comuns são:

A Bypass, que consiste na diminuição do estômago e desvio do intestino. Essa é considerada uma cirurgia mista;

A gastrectomia em manga, mais conhecida como Sleeve, que é basicamente a retirada de 80% do estômago e não atua no intestino;

E a Banda Gástrica, que é uma cinta colocada ao redor do estômago limitando a passagem do alimento. Essa técnica está sendo progressivamente abandonada.

Quanto aos riscos e benefícios, vale lembrar que se trata de um procedimento cirúrgico e, portanto, sempre haverá riscos. 

“Contudo, com a melhora dos materiais e aumento das habilidades manuais dos cirurgiões, as taxas de complicações agudas são bastante baixas atualmente”, tranquiliza o Dr. Sergio.

“O emagrecimento traz uma melhora importante na qualidade de vida, diminui de maneira consistente a ocorrência de doenças como hipertensão arterial, diabetes Mellitus tipo II, doenças do coração, AVCs, depressão, infertilidade e alguns tipos de câncer.”, complementa.

Vale ressaltar alguns mitos inerentes às cirurgias bariátricas, como, por exemplo, a mulher não poder engravidar após sua realização. “Pode sim, porém, o ideal é esperar por dois anos, tempo que ainda está perdendo peso”, esclarece o gastroenterologista.

Outra dúvida constante é a obrigação de submeter-se a cirurgias plásticas para a retirada de pele após o procedimento. 

“Nem sempre, depende do tamanho do emagrecimento, idade do paciente e até do tipo de pele”.

“De modo geral, após a cirurgia, é muito importante comparecer aos retornos médicos agendados, respeitar a dieta imposta pela equipe cirúrgica e, sobretudo, saber que é um procedimento grande e toda a conversa com seu médico deve ser entendida e levada à risca”, finaliza o Dr. Barrichello.

Jefferson Elias 19 nov 2018 - 20:33m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Integra Mais (Grande)
JCL (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
APAE (Grande)
Valloriza / Jasfac
Total (Grande)
1Farma (Grande)

Sistemax (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Auto Planos (Grande)
APAE (Grande)
Moda Center (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Luciana Mendes (Grande)