Cotidiano Saiba seus direitos em bares e restaurantes e evite pagar taxas abusivas

Saiba seus direitos em bares e restaurantes e evite pagar taxas abusivas


Existem vários fatores que podem levar o consumidor a ser lesado quando estiver em bares e restaurantes, por falta de conhecimento dos seus direitos. Por isso, a docente do curso de Direito do UniFavip Wyden e advogada do consumidor, Valéria Soares, elencou, com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC), os principais temas que geram dúvidas em muita gente na hora de pagar a conta nesses estabelecimentos comerciais, confira.

Consumo mínimo por mesa: Não existe. O CDC não permite que restaurantes imponham um valor mínimo de consumo por mesa. Você tem o direito de pedir o que quiser, sem a obrigação de consumir um valor pré-determinado. (Art. 39, I).

Taxa de serviço (gorjeta): A taxa de serviço, também conhecida como gorjeta, é opcional e voluntária. Você não é obrigado a pagar, e o valor é de sua livre escolha. (Art. 39, IV).

Sem cobrança coercitiva: O restaurante não pode te constranger ou pressionar a pagar a taxa de serviço. A cobrança deve ser feita de forma educada e sem qualquer tipo de constrangimento. O valor da taxa de serviço deve estar claro e visível no cardápio ou em local de fácil visualização.

Perda da comanda: Cobrança indevida. O restaurante não pode cobrar por perda ou extravio da comanda. Essa prática é abusiva e fere o direito do consumidor. (Art. 39, V).

Pagamento apenas do que foi consumido: Você só deve pagar pelos itens que consumiu, independentemente da perda da comanda. O restaurante tem o dever de manter um controle interno de seus pedidos.

Outros direitos importantes:

  • Informação clara: O cardápio deve conter informações claras e precisas sobre os preços, ingredientes e porções dos pratos.
  • Produtos frescos e de qualidade: Você tem direito a produtos frescos, de boa qualidade e adequados ao consumo.
  • Atendimento adequado: O restaurante deve oferecer um atendimento cordial e eficiente aos seus clientes.
  • Reclamação: Você tem o direito de reclamar caso tenha algum problema com o serviço ou produto oferecido pelo restaurante.
Alisson Gabriel 16 abr 2024 - 10:50m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Novo Atacarejo (Grande)
APAE (Grande)
Valloriza / Jasfac
João Januário Tecidos (Grande)
1Farma (Grande)
Total (Grande)
JCL (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Integra Mais (Grande)

Sistemax (Grande)
APAE (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Moda Center (Grande)
Auto Planos (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)