Cotidiano Saiba seus direitos em bares e restaurantes e evite pagar taxas abusivas

Saiba seus direitos em bares e restaurantes e evite pagar taxas abusivas


Existem vários fatores que podem levar o consumidor a ser lesado quando estiver em bares e restaurantes, por falta de conhecimento dos seus direitos. Por isso, a docente do curso de Direito do UniFavip Wyden e advogada do consumidor, Valéria Soares, elencou, com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC), os principais temas que geram dúvidas em muita gente na hora de pagar a conta nesses estabelecimentos comerciais, confira.

Consumo mínimo por mesa: Não existe. O CDC não permite que restaurantes imponham um valor mínimo de consumo por mesa. Você tem o direito de pedir o que quiser, sem a obrigação de consumir um valor pré-determinado. (Art. 39, I).

Taxa de serviço (gorjeta): A taxa de serviço, também conhecida como gorjeta, é opcional e voluntária. Você não é obrigado a pagar, e o valor é de sua livre escolha. (Art. 39, IV).

Sem cobrança coercitiva: O restaurante não pode te constranger ou pressionar a pagar a taxa de serviço. A cobrança deve ser feita de forma educada e sem qualquer tipo de constrangimento. O valor da taxa de serviço deve estar claro e visível no cardápio ou em local de fácil visualização.

Perda da comanda: Cobrança indevida. O restaurante não pode cobrar por perda ou extravio da comanda. Essa prática é abusiva e fere o direito do consumidor. (Art. 39, V).

Pagamento apenas do que foi consumido: Você só deve pagar pelos itens que consumiu, independentemente da perda da comanda. O restaurante tem o dever de manter um controle interno de seus pedidos.

Outros direitos importantes:

  • Informação clara: O cardápio deve conter informações claras e precisas sobre os preços, ingredientes e porções dos pratos.
  • Produtos frescos e de qualidade: Você tem direito a produtos frescos, de boa qualidade e adequados ao consumo.
  • Atendimento adequado: O restaurante deve oferecer um atendimento cordial e eficiente aos seus clientes.
  • Reclamação: Você tem o direito de reclamar caso tenha algum problema com o serviço ou produto oferecido pelo restaurante.
Alisson Gabriel 16 abr 2024 - 10:50m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Mateus Assistência (Grande)
APAE (Grande)
Valloriza / Jasfac
João Januário Tecidos (Grande)
Integra Mais (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
1Farma (Grande)
Total (Grande)
JCL (Grande)

Auto Planos (Grande)
Moda Center (Grande)
Cetias (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)