Educação Lei institui medidas de proteção contra violência nas Escolas

Lei institui medidas de proteção contra violência nas Escolas


Entrou em vigor desde a primeira quinze de janeiro, a Lei 14.811/2024 que institui que escolas e similares adotem medidas de proteção à criança e ao adolescente contra a violência.

Segundo o advogado especialista em direito educacional, Luiz Tôrres Neto, o principal objetivo da medida é proteger os menores e fazer com que as práticas do ciberbullying e bullying sejam tornadas crime e possam ser combatidas. “Essas práticas não são termos novos e as escolas precisam combater e atuar de forma preventiva. Quando constatados, as escolas precisam agir, comunicando a família, ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público. A partir da vigência dessa lei, deve ser aplicada de forma total e as escolas para não se omitirem, seja praticado por alunos ou colaboradores, também devem comunicar a autoridade policial para a instauração de um inquérito”, disse.

Ainda de acordo com Luiz, não existe uma previsão de responsabilização da escola criminalmente, mas a responsabilização pode recair sobre o gestor, caso haja omissão da comunicação do bullying ou ciberbullying. O advogado ainda esclarece que isso também pode terminar em uma responsabilização cível, com até pagamento de indenização por danos morais. 

Alisson Gabriel 29 jan 2024 - 10:44m

0 Comentários

Deixe uma resposta


1Farma (Grande)
Integra Mais (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
APAE (Grande)
Valloriza / Jasfac
JCL (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)

Sistemax (Grande)
Moura & Lima (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Luque Jeans (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)