Destaques Eclipse: Confira algumas dicas para proteger sua visão ao apreciar o fenômeno natural

Eclipse: Confira algumas dicas para proteger sua visão ao apreciar o fenômeno natural


Um eclipse solar anular está previsto para o dia 14 de outubro, o que deve fazer com que a noite “caia” mais cedo. A luz do dia deve diminuir à medida que a lua cobre a maior parte do sol, mas ainda será prejudicial à visão humana olhar diretamente para o céu. Então, como observar o eclipse solar de forma segura?

Aqui estão algumas dicas sobre o que fazer e o que evitar.

Filmes fotográficos e raio-x são seguros para assistir ao eclipse? 

De acordo com o astrônomo amador Lauriston Trindade, é não. Ele explicou que os materiais desses itens não protegem contra os raios ultravioletas emitidos pelo sol, que são prejudiciais aos olhos humanos e podem causar catarata e até cegueira.

E quanto a um bom par de óculos escuros?

Infelizmente, a resposta também é não. Mesmo que os óculos de sol ofereçam proteção UV, eles não são confiáveis para assistir ao eclipse solar devido à claridade que ainda permanecerá com a porção exposta do sol.

Então, quais são as melhores opções para assistir ao eclipse solar anular?

Filtro de solda Nº 14: Embora o nome possa parecer estranho, este item é facilmente encontrado em sites online e lojas de materiais de construção.

O último eclipse desse tipo foi visto em 1995. A previsão é que o próximo ocorra daqui a mais 22 anos. “Vai ser daqueles que tudo escurece, o dia vira noite. Vai ser bem legal”, prevê Lauriston.

O fenômeno será visível do Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Já nas outras regiões do país, a previsão é que seja visto de forma parcial. O fenômeno deve acontecer entre o meio e o fim da tarde.

Alisson Gabriel 09 out 2023 - 14:36m

1 Comentário

  • Cirino Martins disse:

    No passado, pesssoas pegavam um vidro liso, desses de janela, e com a fumaça de uma vela acesa escureciam totalmente o vidro, para observar Eclipse! Alguém saberia dizer se esse método é confiável??? Outra dúvida: os raios solares, durante o eclipse, são mais fortes (prejudiciais) do que sem eclipse? (já olhei inúmeras vezes (rapidamente) a olho nu, para o sol, e nunca senti perda de visão!)

Deixe uma resposta


JCL (Grande)
Total (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Valloriza / Jasfac
João Januário Tecidos (Grande)
Integra Mais (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
1Farma (Grande)
APAE (Grande)

Cetias (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Moda Center (Grande)
Auto Planos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)