Destaques Saraiva faz demissões e fecha sua última loja física

Saraiva faz demissões e fecha sua última loja física


A icônica rede de livrarias brasileira, Saraiva, que já foi líder do mercado, está tomando medidas drásticas para se adaptar às mudanças no cenário econômico e tecnológico. Após enfrentar um longo processo de recuperação judicial que se estendeu desde outubro de 2018, a empresa anunciou recentemente o fechamento de suas últimas cinco lojas físicas e uma série de demissões em massa. A partir desta quinta-feira, dia 21, a Saraiva operará exclusivamente no ambiente virtual, marcando uma transformação significativa em sua estratégia de negócios.

O anúncio dessa mudança drástica foi feito pelo site PublishNews, que teve acesso a informações internas e documentos do departamento de recursos humanos da empresa. De acordo com essas informações, os diretores da Saraiva foram orientados a encaminhar cartas de demissão aos colaboradores, com o objetivo de concluir os processos até a quarta-feira anterior ao anúncio.

Essa não é a primeira vez que a Saraiva fecha lojas físicas nos últimos anos. Anteriormente, a empresa havia encerrado pelo menos 30 de suas lojas desde meados de junho, conforme registrado por O Globo. Das cinco lojas restantes, quatro estão localizadas em São Paulo, nos shoppings Aricanduva, Jundiaí, Novo Shopping e Sé, enquanto a quinta encontra-se em Campo Grande (MS).

A decisão de realizar demissões em massa ocorre às vésperas de uma assembleia na qual será votada uma mudança societária no negócio. Essa mudança converterá ações preferenciais (sem voto) em ações ordinárias (com voto), conforme relatado por um jornal carioca. Isso pode indicar uma reestruturação significativa no controle e na direção da empresa.

Vale ressaltar que a trajetória recente da Saraiva tem sido marcada por desafios financeiros. Há cinco anos, quando iniciou o processo de recuperação judicial, a rede de livrarias declarou uma dívida de aproximadamente R$ 675 milhões. Desde então, a empresa tem enfrentado obstáculos para se recuperar e se manter competitiva no mercado em constante evolução.

A decisão de focar exclusivamente nas operações online reflete uma tendência crescente no varejo global, à medida que os consumidores cada vez mais buscam conveniência e variedade online. No entanto, a Saraiva enfrentará agora o desafio de competir com gigantes do comércio eletrônico e adaptar-se rapidamente a um ambiente digital em constante transformação.

Bruno Muniz 22 set 2023 - 11:09m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Total (Grande)
JCL (Grande)
1Farma (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Integra Mais (Grande)
APAE (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Valloriza / Jasfac

Moda Center (Grande)
Auto Planos (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
RC Tecidos (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Mateus Assistência (Grande)