Destaques WhatsApp GB vira febre entre os usuários, mas exige cuidados redobrados

WhatsApp GB vira febre entre os usuários, mas exige cuidados redobrados


Você certamente conhece o WhatsApp convencional e até mesmo outras versões como o WhatsApp Business que traz consigo uma série de funcionalidades diferentes da versão padrão do aplicativo. Mas você já ouviu falar do WhatsApp GB? Sim, esta versão do app verdinho tem se tornado muito popular entre os usuários e chama a atenção justamente por possuir alguns atributos que as versões anteriores não possuem.

Nós do Blog do Bruno Muniz fomos em busca de mais detalhes sobre essa misteriosa versão do WhatsApp e destilamos todos os detalhes sobre ela aqui para você. Nosso intuito é que você não apenas o conheça, mas que tire suas conclusões se vale ou não a pena utilizar essa versão do aplicativo de mensagens.

O que é de fato o WhatsApp GB?

Logo de cara o que você precisa saber é que o WhatsApp GB é uma versão modificada do WhatsApp tradicional como conhecemos. Ou seja, ele traz em sua estrutura itens e funcionalidades que se assemelham ao modelo padrão do app, mas que visa proporcionar diferentes parâmetros de utilização. Um dos pontos que certamente precisam ser destacados acerca do BG é a forma prática que apresenta no processo de instalação.

Nas plataformas de aplicativos, a versão do WhatsApp de qual falamos aparece como ‘GBWhat plus’. Ao instalá-lo em seu aparelho smartphone, o usuário já se depara com uma tela inicial que tem como primeira opção a escolha do país de origem. Ou seja, a localização do usuário em questão:

Logo a abaixo o usuário encontra duas outras opções para inserção de texto, sendo uma para o número de telefone para qual deseja enviar a mensagem e outra para mensagem em si. Até aqui já ficou clara uma coisa: o usuário não precisa fazer qualquer tipo de login inserindo o seu contato ou outras informações. Isso por si só é algo que acaba atraindo o interesse do público que busca mais praticidade e rapidez na hora de utilizar aplicativos de compartilhamento de mensagens.

O que destaca o GB do WhatsApp tradicional?

Alguns pontos que certamente podem ser visto como positivos no WhatsApp GB é justamente a melhoria ou implementação de ações que não são possíveis de serem executadas a partir de versões como a convencional e até mesmo o WhatsApp Business. Uma dessas funções é a possibilidade de enviar vídeos com tamanhos maiores e consequentemente mais pesados. Muitos usuários de aplicativos de mensagens acabam recorrendo ao Telegram, por exemplo, para executar esse tipo de envio.

A versão convencional do WhatsApp te possibilita ou mostrar a confirmação de mensagem ou ocultá-la, para isso há configurações dentro da plataforma onde é feito esse tipo de mudança de acordo com o gosto do usuário. Já o WhatsApp GB oferece a possibilidade de que o usuário escolha este tipo de confirmação por mensagem. Ou seja, em resumo prático ele pode definir se quer exibir se visualizou ou não aquela mensagem especificamente.

Diferentemente de outros aplicativos de mensagens, o WhatsApp GB também proporciona ao usuário captar toda a lista de contatos que ele já tinha salvo através do WhatsApp versão padrão.

Quais os pontos negativos do WhatsApp GB?

Aproveitando que a sua memória está em fresca, vamos iniciar falando da possibilidade de obter a mesma lista de contatos da versão padrão do WhatsApp que você viu no último ponto da nossa abordagem sobre os aspectos positivos da versão GB. Ao mesmo tempo que o usuário consegue obter a lista de contatos e manter seus diálogos normalmente, essa transição do WhatsApp versão padrão para o GB gera uma quebra de criptografia, tipo de codificação que protege a privacidade das mensagens dos usuários. Em resumo prático, isso elimina algumas barreiras que garantem a segurança e privacidade dos conteúdos, podendo torná-los vulneráveis.

Ainda falando sobre segurança especificamente, este talvez seja o tema mais debatido sobre o WhatsApp GB entre especialistas, isso porque a maioria deles não recomenda a instalação do app apesar dele oferecer visíveis vantagens diferentemente dos demais. Para essa parcela de especialistas em tecnologia que são contrários ao GB, o ponto que o difere dos demais é justamente a vulnerabilidade que ele expõe o usuário por não possuir todas suas ações fundamentadas em plataformas oficiais como a versão padrão do aplicativo que pertence a gigante Meta, detentora de redes sociais como o Facebook e o Instagram.

Trocando em termos simplificados, o WhatsApp GB pode ser considerado como uma versão pirada do aplicativo original.

Banimento de contas

Bem recentemente diversos casos de pessoas que relataram terem tido os seus números banidos da versão original do aplicativo após usarem a versão GB também ganhou notoriedade nas redes sociais. Isso acontece em muitos os casos pela versão original interpretar que esta versão, a GB, bem como outras que possam surgir, não estão em conformidade com a funcionalidade do aplicativo original, logo podendo ser enquadradas em algo invasor ou que coloque em risco e segurança geral da plataforma.

Usuários de Android também costumam relatar mais problemas no uso do WhatsApp GB devido ao sistema ser mais suscetível a invasão de programas maliciosos, os malwares. Malware, o nome já diz tudo, mas para quem não sabe basicamente são programas que possuem teor malicioso que pode provocar danos a navegação e experiência do usuário da rede, seja através de roubo de dados, implantação de vírus ou outras ações desta natureza.

Essa invasão de aplicativos e extensões maliciosas relatada por usuários do Android se dá justamente por como já mencionamos o sistema mais ser vulnerável a esse tipo de problema, situação que normalmente não ocorre com os sistemas da Apple, mas que ainda assim, exigem muitos cuidados já que outros tipos de problemas também podem ocorrer nesta plataforma.

Um ponto que certamente afeta a todos os usuários e podem ser bastante desconfortáveis para a maioria deles é a presença de propagandas dentro do aplicativo. As mídias publicitárias são uma forma de faturamento para os seus desenvolvedores, logo, aparecem com frequência dentro da plataforma. Situação essa que por vezes chega a ser bastante chatas incomodas.

O que fazer então?

O Blog do Bruno Muniz visa melhorar a sua experiência no digital com conteúdos que geram conhecimento e agregam a sua atividade de navegação. E neste caso especificamente não será diferente. A nossa recomendação é que você não apenas evite este, mas também outros aplicativos e extensões que se propõem a serem meras imitações não autorizadas de aplicativos essenciais.

Sabendo de tudo isso, caso já o tenha baixado e esteja o utilizando, desinstale-o e mude suas senhas, fazendo ainda se possível uma varredura geral no seu aparelho (sobretudo se ele for modelo Android).

As vantagens do WhatsApp GB podem não compensar algum eventual dano que o usuário sofra por o ter instalado em seu aparelho. Neste quesito, é melhor aguardar que as plataformas atualizem novas APIs para que possamos contar, de maneira segura e eficaz, com a expansão das funcionalidades e vantagens dos aplicativos que já utilizamos no dia a dia, em trabalhos e outras atividades.

E claro, para seguir conhecendo mais sobre diversas outras plataformas bem como ferramentas e ações que podem melhorar a sua produtividade e experiência no digital, não se esqueça de buscar pelo tema que deseja aqui no Blog pois sempre tem conteúdo útil e atualizado sobre diversos temas.

Bruno Muniz 25 abr 2022 - 22:05m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Kits Elásticos (Grande)
Pernambuco Proteção Veicular (Grande)
Farma Fácil (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
220 Cabeamentos (Grande)
Ana Laura Personalizados (Grande)
ASCAP (Grande)
Bahia Ferragens (Grande)
Iran Bikes (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)

Best Net (Grande)
Chiquinho Sorvetes (Grande)
JCL (Grande)
Postos Badú (Grande)
Unicesumar EAD (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
WG Aviamentos (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)
Quero Sandálias (Grande)
Ana Laura Personalizados (Grande)