Saúde Dores frequentes sem diagnóstico fácil, enrijecimento muscular e formigamento nas mãos e pés podem ser sintomas de fibromialgia

Dores frequentes sem diagnóstico fácil, enrijecimento muscular e formigamento nas mãos e pés podem ser sintomas de fibromialgia


Especialista explica porque doença incurável que atinge principalmente mulheres tem diagnóstico táo difícil; Tratamentos amenizam e melhoram a qualidade de vida.

Alterações no sono, dores intensas ao toque, enrijecimento muscular, problemas de memória e concentração podem ser consequências do estresse, por exemplo, mas muitas vezes, estes sintomas estão diretamente associados à uma doença incurável e pouco conhecida, a fibromialgia. Justamente pelo seu diagnóstico difícil, muitas pessoas sofrem a vida inteira sem saber que rumo tomar já que a maioria dos exames realizados em especialistas de outros segmentos acabam não identificando problemas clínicos no paciente.

O principal sintoma da fibromialgia é a dor no corpo, que costuma ser pior nas costas e no pescoço e que dura pelo menos 3 meses. As causas da fibromialgia ainda são pouco esclarecidas, no entanto é mais comum de acontecer nas mulheres entres os 35 e os 50 anos, e os sintomas podem piorar após a realização de esforço físico, estresse emocional ou exposição ao frio.

Além da dor no corpo, outros sintomas que costumam estar presentes na fibromialgia são:

‒ Dor intensa ao toque, devido ao aumento da sensibilidade;
‒ Cansaço frequente;
‒ Alterações do sono;
‒ Enrijecimento muscular, principalmente ao acordar;
‒ Problemas de memória e concentração;
‒ Sensação de formigamento nas mãos e nos pés;
‒ Sensação de pernas inquietas antes de dormir.

Além disso, algumas pessoas com fibromialgia também podem desenvolver a síndrome do cólon irritável, que é uma alteração gastrointestinal caracterizada por dor abdominal, prisão de ventre ou diarreia. É comum também que existam alterações psicológicas como ansiedade e depressão, por exemplo, pois é comum que a pessoa sinta tristeza, desespero e impotência perante a doença, podendo perder o interesse nas atividades que gosta.

Como identificar

“O diagnóstico da fibromialgia deve ser feito pelo clínico geral ou reumatologista de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa, bem como avaliação do histórico de saúde e história de fibromialgia na família. Além disso, é feito um exame físico em que são observados os pontos de dor de fibromialgia. Para ser confirmado o diagnóstico, é necessário que a pessoa sinta dor severa em 3 a 6 áreas diferentes do corpo ou dor mais leve em 7 ou mais áreas do corpo por pelo menos 3 meses”, explica Marcelle Pinheiro, fisioterapeuta.

Possíveis causas

As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mas existem algumas situações que podem piorar as dores, como o excesso de esforço físico, o estresse emocional, infecções, a exposição ao frio, distúrbios do sono ou traumatismos físicos.

A pouca tolerância à dor na fibromialgia pode ocorrer porque há um aumento da sensibilidade à dor, fazendo com que pequenos estímulos sejam muito dolorosos. Quando se sente dor, o cérebro recebe essa informação e adequa a intensidade da dor, porém, na fibromialgia este mecanismo encontra-se alterado, causando dor que se intensifica ao toque.

Como tratar a fibromialgia

O tratamento para fibromialgia tem como objetivo aliviar os sintomas, pois esta doença não tem cura. Desta forma, é sempre importante consultar um reumatologista, que poderá prescrever remédios analgésicos e relaxantes musculares para aliviar a dor. Além disso, na presença de sintomas neurológicos ou psicológicos, um neurologista ou psiquiatra também deverá ser consultado para indicar remédios para dormir, para a ansiedade ou antidepressivos, por exemplo.

Os sintomas da fibromialgia também podem ser reduzidos com um tratamento natural, como massagem, técnicas de relaxamento ou aromaterapia, por exemplo. Além disso, a realização de sessões de fisioterapia também podem ajudar a aliviar os sintomas, promovendo o relaxamento muscular, aumento da flexibilidade e diminuição da dor.

Com informações do Tua Saúde.

Bruno Muniz 14 abr 2021 - 10:53m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Novo Atacarejo (Grande)
Integra Mais (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Valloriza / Jasfac
1Farma (Grande)
Total (Grande)
JCL (Grande)
APAE (Grande)
Mateus Assistência (Grande)

Auto Planos (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Sistemax (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Bahia Ferragens (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Totali (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Centrus (Lateral)
JCL (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Cetias (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
BestNet (Lateral)
Vitta (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Val Games (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
House Club (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Athom (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
1Farma (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Aplicativo