Política MPPE ajuíza ação civil para que Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe atualize informações do Portal de Transparência

MPPE ajuíza ação civil para que Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe atualize informações do Portal de Transparência


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ajuizou uma ação civil pública em desfavor do município de Santa Cruz do Capibaribe por causa das irregularidades e omissões encontradas no Portal da Transparência do poder executivo municipal, requerendo a Prefeitura restaure as informações exigidas na Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) bem como dê publicidade aos seus atos administrativos, respeitando os direitos do cidadão e os deveres da administração pública. 

“Um marco das políticas de transparência implementadas foi a criação do portal da transparência, que tem como objetivo apoiar a boa e correta aplicação dos recursos públicos, mediante seu acompanhamento e fiscalização pela sociedade”, alegou o promotor de Justiça Ariano Tércio Silva de Aguiar. 

O promotor de Justiça ajuizou a ação após investigações que constataram desobediência da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe à Constituição Federal, à Lei Complementar 101/200 (Lei de responsabilidade fiscal) e à Lei de Acesso à Informação (Lei nº. 12.527/2011).  

Observa-se que o site permanece vazio em conteúdos significativos para o público, mesmo depois de a Prefeitura ter recebido a recomendação do Ministério Público alertando sobre suas obrigações e da violação do princípio constitucional da publicidade. 

“Não se deve ocultar dos cidadãos os assuntos que a todos interessam, daí a necessidade de utilizar múltiplos instrumentos para garantir a transparência de gestão”, frisou o promotor de Justiça Ariano Tércio Silva de Aguiar. “O que se pretende é buscar o efetivo controle social através da transparência, que é uma das mais eficazes formas de prevenção à corrupção e aos ilícitos administrativos”, complementou ele. 

Segundo o promotor de Justiça, vultosos recursos têm sido direcionados aos entes políticos, dentre os quais o município de Santa Cruz do Capibaribe, que recebeu, pelo menos, até a presente data, a quantia de R$ R$ 5.150.741,86 para o combate à pandemia de Covid-19.

“Apenas uma resposta jurisdicional rápida poderá estancar as lesões denunciadas e restaurar a ordem jurídica aviltada pelas condutas omissivas ora enfocadas”, destacou ele.

Bruno Muniz 20 nov 2020 - 8:42m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Mateus Assistência (Grande)
1Farma (Grande)
APAE (Grande)
Valloriza / Jasfac
Integra Mais (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Total (Grande)
JCL (Grande)

Cetias (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Moda Center (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Luciana Mendes (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Mateus Assistência (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Moda Center (Lateral)
House Club (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
BestNet (Lateral)
Athom (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Totali (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Centrus (Lateral)
Val Games (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
1Farma (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Cetias (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Vitta (Lateral)
JCL (Lateral)
Aplicativo