Policial SDS aponta redução de 50% nos casos de feminicídio em Pernambuco

SDS aponta redução de 50% nos casos de feminicídio em Pernambuco


Os dados oficiais indicam que os estupros também tiveram redução significativa: 40,18% a menos. Com as denúncias de violência doméstica, no entanto, a queda foi menor.

Apesar da alta de 28,9% no número de homicídios em julho, Pernambuco teve queda nos casos de feminicídios – quando a mulher é morta pela condição de gênero. Pelo menos é o que apontam os números oficiais da Secretaria de Defesa Social (SDS). A queda desse tipo de crime foi de 50%. Em julho de 2020 houve três casos, contra seis no mesmo mês do ano passado. A pandemia, pelo menos no Estado, não estaria estimulando a violência contra a mulher, como aconteceu em muitas cidades do País no início do isolamento social.

Os dados oficiais indicam que os estupros também tiveram redução significativa: diminuição de 40,18%, passando de 219 queixas em julho do ano passado para 131 no mês passado. As denúncias de violência doméstica também mantiveram a tendência de queda, mas de forma menos acentuada. A redução de 3,65% representa 118 queixas a menos, na confrontação dos dois meses de julhos (3.231, em 2019, caindo para 3.113, em 2020).

A SDS reconhece a subnotificação dos casos, mas credita a redução à manutenção durante a pandemia dos serviços que compõem a rede de proteção à mulher.

“Estamos trabalhando de forma redobrada na pandemia e a rede de proteção à mulher está em alerta. Fizemos campanhas de incentivo às denúncias, intensificamos o acompanhamento das vítimas, das solicitações de medidas protetivas e demos celeridade às investigações”, afirmou a gestora do Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL), delegada Julieta Japiassu.

E, mesmo assim, a instituição de segurança pública reconhece que não há o que comemorar.

“As forças de segurança tinham em seu planejamento a possibilidade de o isolamento social favorecer a violência contra a mulher. Mas redirecionamos esforços para aumentar a prevenção e a repressão. Mas não podemos comemorar. Sabemos que há ainda subnotificação, especialmente quando falamos de crimes cometidos por pessoas muito próximas, muitas vezes dentro dos lares, e é preciso denunciar, ter amigos, parentes e vizinhos vigilantes contra os agressores”, diz a delegada.

VIOLÊNCIA NACIONAL

Em boa parte do País, tanto os casos de feminicídio como os registros de violência contra a mulher têm aumentado durante a pandemia. Os casos de feminicídio cresceram 22,2% em pelo menos 12 Estados e somente em três houve queda. Os dados, entretanto, são de um relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), realizado entre março e abril deste ano, a pedido do Banco Mundial. Foram divulgados nacionalmente no início de junho e tinham como referência as informações coletadas nos órgãos de segurança dos Estados brasileiros.

Violencia domestica-covid-19 de Roberta Soares

Nos meses de março e abril, o número de feminicídios subiu de 117 para 143. Segundo o relatório, o Estado onde se observou o agravamento mais crítico foi o Acre, onde o aumento foi de 300%. Na região, o total de casos passou de um para quatro ao longo do bimestre. Também tiveram destaque negativo o Maranhão, com variação de 6 para 16 vítimas (166,7%), e Mato Grosso, que iniciou o bimestre com seis vítimas e o encerrou com 15 (150%). Os números caíram em apenas três Estados: Espírito Santo (-50%), Rio de Janeiro (-55,6%) e Minas Gerais (-22,7%). Pernambuco não teve destaque no relatório.

Bruno Muniz 17 ago 2020 - 9:27m

1 Comentário

Deixe uma resposta


Novo Atacarejo (Grande)
1Farma (Grande)
Valloriza / Jasfac
Integra Mais (Grande)
APAE (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
JCL (Grande)
Total (Grande)

Cabeça Gesso (Grande)
APAE (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Cetias (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Moda Center (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Sistemax (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Centrus (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
BestNet (Lateral)
1Farma (Lateral)
House Club (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Cetias (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
JCL (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Athom (Lateral)
Totali (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Val Games (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Vitta (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Aplicativo