Economia Secretário participa de videoconferência que debate a abertura do comércio de forma gradativa

Secretário participa de videoconferência que debate a abertura do comércio de forma gradativa


O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), Vice-presidente do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset), Alberes Lopes, participou, nesta quarta-feira (29), de um encontro por videoconferência contando com a presença do Presidente da FCDL’s de Pernambuco, Eduardo Catão, do Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, com o Presidente do Sistema Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto e representantes empresarias de todas as regiões dos sertões do Estado de Pernambuco, de Arcoverde até Petrolina. Alberes Lopes ouviu as situações dos sertões, incluindo a diferença entre a economia e campo comercial diante da pandemia frente ao novo coronavírus.

Em videoconferência, Alberes Lopes recebeu sugestões e reivindicações dos setores produtivos para que pudesse encaminhar ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

“Essa reunião foi de extrema importância, porque pude saber as situações das regiões e como elas estão se comportando frente a pandemia que estamos vivendo. Além das sugestões que recebi, pontuei o que o governo do Estado vem fazendo para ajudar Pernambuco a combater essa pandemia. Falei também sobre o plano de ação socioeconômica que o governador tem durante esse momento difícil e pós pandemia”, ressaltou Alberes.

Saber as particularidades de cada região irá fortalecer os estudos para a abertura gradativa do comércio.

“É importante dizer, que, todas as sugestões vão ser estudadas, muitas já foram atendidas, como por exemplo, a prorrogação do ICMS do Simples Nacional por 90 dias, bem como as datas programadas para a abertura do comércio que, neste momento, estão sendo prolongadas por conta da nossa atual situação. O governo também lançou uma linha de crédito para os produtores de confecção poderem fabricar as máscaras. Além de outras medidas, o grupo de trabalho que vem estudando como abrir o comercio de forma gradual, e de como as finanças do Estado podem suportar e funcionar melhor após essa pandemia”, completou.

O secretário do Trabalho lembrou que o governo do Estado vem trabalhando para salvar vidas e avançar com medidas que ajudem a evitar o contágio em massa. “Nesse período, a única forma de poder conter essa pandemia é o isolamento social, enquanto não se tem um remédio, nem vacinas para combater, é o que o mundo todo está adotando”.

Em divulgação, nesta quinta-feira (30), da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua), o país conta com a taxa de desemprego de 12,2% no primeiro trimestre encerrado em março de 2020. O desemprego, cresceu 1,3 ponto percentual em relação ao trimestre de outubro a dezembro de 2019 de 11,0% e caiu -0,5 ponto percentual frente ao mesmo trimestre do ano anterior, que fechava em 12,7 %.

Segundo o secretário, é preciso ter cautela na leitura dos dados. “Apesar de ainda não temos dados regionais, a PNAD nos mostrou o desafio das pessoas que estão em busca por um emprego. É importante lembrar que os dados foram obtidos entre janeiro e março de 2020, então ainda não é possível ter noção da influência da epidemia no desemprego da população” completou Alberes Lopes.

Jefferson Felipe 04 maio 2020 - 8:37m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Clim Center (Grande)
JCL (Grande)
Bezerra Poços (Grande)
Império dos Camarões (Grande)
Cetias (Grande)
Farma Fácil (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários

Simone Joias (Grande)
Lis Bambini
Vitta (Grande)
Alan Vidros (Grande)
JCL (Grande)
Unicesumar EAD (Grande)
Design Riscos (Grande)
Dr. Leonardo Brito
Arrumadinho (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)