Destaques Dado relevante: um terço das vítimas fatais da Covid-19 em Pernambuco tinha hipertensão

Dado relevante: um terço das vítimas fatais da Covid-19 em Pernambuco tinha hipertensão


Quarto Estado brasileiro com o maior número de mortes confirmadas pelo novo coronavírus, Pernambuco tem um perfil de óbitos que se assemelha a outros países onde primeiramente a epidemia chegou, se consideramos um recorte das doenças preexistentes (comorbidades) que aumentam o risco de complicações da infecção. Cerca de 33% das vítimas fatais, em Pernambuco, tinham hipertensão, 25% vivam com diabetes, 12% com outros problemas cardiovasculares, 5% tinham obesidade e 4,6% fumavam ou eram ex-fumantes. Na maioria dos casos, o paciente convivia com mais de uma condição de saúde.

Esses dados são preliminares e levantados de acordo com as informações dos boletins epidemiológicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES). As informações foram compiladas entre o período de 25 de março deste ano (data do primeiro óbito por covid-19 em Pernambuco) até 8 de maio, dia em que o Estado confirmou 82 vítimas fatais em 24 horas – um recorde diário desde a primeira morte. Então, até a última sexta-feira, Pernambuco totalizava 927 mortes pela covid-19. À coluna, a SES informou que ainda não fez a consolidação desse perfil de óbitos por comorbidades e alegou que está qualificando os dados.

Diariamente, com a aceleração da curva epidêmica, fica mais expressiva a predominância da hipertensão, como doença preexistente, entre os pacientes que não resistiram às complicações do novo coronavírus e foram a óbito. Pacientes com doenças crônicas, como hipertensão, não especificamente um grupo com maior risco de ser infectado. Mas, quando eles adoecem pelo vírus, têm uma predisposição para desenvolver a forma grave da doença. Por isso, são pessoas que devem respeitar com rigor o isolamento social e não deixar de lado outras medidas preventivas, como os hábitos de higiene.

Bruno Muniz 09 maio 2020 - 22:28m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Valloriza / Jasfac
Integra Mais (Grande)
APAE (Grande)
1Farma (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Total (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
JCL (Grande)

Novo Atacarejo (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Cetias (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Sistemax (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Moura & Lima (Grande)