Saúde UFRPE produz equipamentos de proteção individual para o combate ao Covid-19

UFRPE produz equipamentos de proteção individual para o combate ao Covid-19


A partir da próxima segunda-feira (20/04), estará em pleno funcionamento a estrutura montada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco para a produção de equipamentos de proteção individual (EPI’s), para os profissionais de saúde do Hospital da Restauração (HR). Com capacidade de produção de 250 máscaras faciais por semana (50 por dia), a UFRPE irá confeccionar os equipamentos de forma permanente para o HR e outras unidades de saúde, enquanto durar a crise decorrente da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Ao todo, a UFRPE realizou a aquisição de quatro impressoras 3D para contribuir com a segurança dos profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia. Duas delas já estão em funcionamento e outras duas serão instaladas nesta sexta-feira (17/04). A estrutura está funcionando no Laboratório de Genética do Departamento de Biologia da UFRPE, no campus Dois Irmãos/Recife.

As máscaras faciais (Face Shields) formam uma espécie de barreira que cobrem todo o rosto e pescoço dos profissionais de saúde. Elas evitam a transmissão da Covid-19 pelo contato direto através de gotículas infectantes produzidas pela fala, espirro, tosse. Em muitos casos, essas gotículas são lançadas até a mucosa nasal ou oral de enfermeiros, médicos, entre outros profissionais, que estejam a menos de um metro do paciente infectado em atendimento.

“Nesse caso, o profissional sem o uso da máscara torna-se mais suscetível à contaminação”, destacou o professor Reginaldo de Carvalho, diretor do Departamento de Biologia da UFRPE, responsável pelo projeto. O docente da UFRPE ressalta, no entanto, que outros EPI precisam ser utilizados juntamente com as máscaras de proteção facial. “As faces shields não substituem o uso das máscaras comuns, que devem ser usadas conjuntamente”.

Atualmente, a UFRPE já possui material suficiente para produzir 2 mil máscaras de proteção para médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde do HR. A Instituição já está realizando a compra de material para a produção de mais 10 mil face Shields. Até o final da crise, a previsão é de que até 50 mil máscaras sejam confeccionadas pela equipe da UFRPE.

Os EPI’s estão sendo produzidos a partir de protótipos disponibilizados por empresas via internet. Segundo o professor Reginaldo Carvalho, foram analisados os modelos que mais se adequavam aos equipamentos e à infraestrutura montada pela UFRPE.

“Buscamos modelos simples, de boa resistência e que agilizassem a produção com as impressoras 3D que adquirimos e, no caso do modelo escolhido, tivemos o apoio da empresa fornecedora das impressoras que realizou ajustes dentro das necessidades previstas”, disse.

De acordo com a reitora da UFRPE, professora Maria José de Sena, a Instituição está comprometida integralmente em contribuir com a proteção dos profissionais do HR e de outras unidades de saúde.

“Recebemos uma solicitação de médicos do Hospital da Restauração, que souberam que estávamos iniciando a produção desses equipamentos. Hoje há muitas dificuldades quanto ao acesso aos EPI’s, como máscaras de proteção, seja na capital ou nos municípios de Pernambuco. Queremos dar a nossa contribuição”, ressaltou a professor Maria José de Sena, reitora da UFRPE.

“Com a ausência desses equipamentos, os profissionais de saúde ficam muitas vezes expostos e correndo risco de contaminação devido à grande demanda de atendimentos de pessoas infectadas. Precisamos unir forças e proteger esses profissionais. Nossa ação vem somar esforços com outros projetos humanitários de combate a Pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)”, completou a reitora.

Bruno Muniz 17 abr 2020 - 20:26m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Immobilis Negócios Imobiliários
Farma Fácil (Grande)
Cetias (Grande)
JCL (Grande)
Clim Center (Grande)
Bezerra Poços (Grande)
Império dos Camarões (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Instituto Olavo Bilac (Grande)

Dr. Leonardo Brito
Unicesumar EAD (Grande)
Best Net
Simone Joias (Grande)
Vitta (Grande)
Polo da Moda Campina (Grande)
JCL (Grande)
Alan Vidros (Grande)
Lis Bambini
Jasfac (Grande)