Cotidiano Enchentes no RS: Chuva forte nos últimos dias deixa gauchos em alerta com novas inundações

Enchentes no RS: Chuva forte nos últimos dias deixa gauchos em alerta com novas inundações



Nesta quinta-feira (23), Porto Alegre e outras cidades da região metropolitana do Rio Grande do Sul enfrentaram novas inundações em áreas que já haviam secado, devido à falha no sistema de prevenção e bombeamento, chuvas intensas e aumento do vento que represa o escoamento do Lago Guaíba. Com a piora da situação, a prefeitura suspendeu as aulas em escolas públicas e privadas e fechou outros serviços públicos em áreas alagadas.

O prefeito Sebastião Melo informou que a chuva foi mais intensa do que o previsto, alagando novos bairros e forçando o fechamento das comportas do sistema antienchente. A população criticou a falta de orientação e a resposta da prefeitura. Em áreas como Menino Deus, Cidade Baixa e Centro Histórico, a água voltou a subir, e moradores que já haviam limpado suas casas enfrentaram novos transtornos. Resgates foram realizados, principalmente na zona sul, onde há menos proteção contra inundações.

O diretor-geral do Dmae, Maurício Loss, destacou que a rede de esgoto está sobrecarregada com lodo e sujeira, dificultando o escoamento da água. A situação foi agravada pelo nível elevado do Lago Guaíba e pelo solo saturado. A prefeitura e o Dmae estão trabalhando para retomar o sistema de bombeamento e enfrentar a crise.

Alisson Gabriel 24 maio 2024 - 16:44m

0 Comentários

Deixe uma resposta


João Januário Tecidos (Grande)
APAE (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
1Farma (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
JCL (Grande)
Valloriza / Jasfac
Integra Mais (Grande)

Mateus Assistência (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Auto Planos (Grande)
Sistemax (Grande)
APAE (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)