Cotidiano Estudo revela que cigarro impede que o corpo combata o câncer

Estudo revela que cigarro impede que o corpo combata o câncer


Pesquisadores do Instituto de Pesquisa do Câncer de Ontário (OICR) conseguiram desvendar o mecanismo pelo qual o tabagismo prejudica as células de defesa do corpo na luta contra o desenvolvimento do câncer. O estudo, publicado na revista científica Science Advances, revela que o consumo de tabaco induz a formação de danos no DNA, denominados “mutações stop-gain”. Essas mutações interrompem a produção de proteínas essenciais antes mesmo de serem completamente formadas.

Os efeitos das mutações são particularmente observados nos genes conhecidos como “supressores de tumor”, responsáveis por produzir proteínas que inibem o crescimento de células anormais. A pesquisa envolveu a análise do DNA de mais de 1.200 amostras de tumores de 18 tipos diferentes de câncer, demonstrando que as alterações stop-gain estão principalmente associadas ao câncer pulmonar.

Além disso, os cientistas examinaram o impacto do hábito de fumar no desenvolvimento dessas mutações. Constataram que o aumento do consumo de tabaco resulta em uma maior incidência dessas mutações prejudiciais, o que torna o câncer mais complexo e de tratamento mais desafiador.

A descoberta evidencia os impactos profundos do tabagismo no processo de desenvolvimento do câncer, fornecendo informações valiosas para entender a resistência do câncer aos tratamentos convencionais. Esse estudo ressalta a importância da conscientização sobre os danos causados pelo tabagismo e destaca a necessidade de políticas e medidas voltadas para a prevenção do tabaco para reduzir os riscos associados ao desenvolvimento de câncer.

Alisson Gabriel 07 nov 2023 - 15:11m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Total (Grande)
Valloriza / Jasfac
João Januário Tecidos (Grande)
Integra Mais (Grande)
JCL (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
1Farma (Grande)
APAE (Grande)

Mateus Assistência (Grande)
Sistemax (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Moda Center (Grande)
Auto Planos (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
RC Tecidos (Grande)
APAE (Grande)