Cotidiano Secretaria de Defesa Social de Pernambuco emite nota sobre a Operação “ADUTORA”

Secretaria de Defesa Social de Pernambuco emite nota sobre a Operação “ADUTORA”


A Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco, em conjunto com a Secretaria de Recursos Hídricos e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), lançou nesta terça-feira, 26 de setembro de 2023, a 63ª Operação de Repressão Qualificada do ano, intitulada “ADUTORA”. A operação foi conduzida pela Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Diretoria Integrada do Interior I – DINTER I, sob a liderança do Delegado Ighor Nogueira, Titular da 17ª Delegacia Seccional de Santa Cruz do Capibaribe.

A investigação que deu origem a esta operação teve início em maio de 2023 e tinha como objetivo apurar denúncias de furto de água na divisa entre os municípios de Santa Cruz do Capibaribe e Brejo da Madre de Deus. A 1ª Vara Cível da Comarca de Santa Cruz do Capibaribe acolheu os pedidos do Ministério Público de Pernambuco, determinando que a Compesa cumprisse rigorosamente o calendário de abastecimento, garantindo o fornecimento de água à população, sob pena de multa diária. Durante os estudos realizados na região, foram identificadas ligações clandestinas de água.

No dia de hoje, estão sendo cumpridos 32 mandados de busca e apreensão domiciliar, todos expedidos pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Brejo da Madre de Deus.

As investigações contaram com o suporte da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL) e do Centro Integrado de Inteligência de Defesa Social (CIIDS/SDS), além do apoio operacional da Polícia Científica, da Polícia Militar (PMPE), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) e do Grupamento Tático Aéreo (GTA/SDS-PE), em conjunto com a Compesa e a Neoenergia. Ao todo, quase 270 profissionais estiveram envolvidos na operação.

Foi constatado que ocorria o furto de água em uma adutora, o que impactava diretamente os moradores da região, causando uma redução significativa, aproximadamente 50%, na vazão de água disponível. Isso obrigava os moradores a adquirir água por meio de caminhões-pipa.

Os detalhes específicos da operação serão divulgados em momento oportuno, à medida que as investigações prossigam. A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco reitera seu compromisso com a segurança e bem-estar da população, bem como com a preservação dos recursos hídricos do estado.

Bruno Muniz 27 set 2023 - 8:51m

0 Comentários

Deixe uma resposta


JCL (Grande)
Total (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
1Farma (Grande)
Integra Mais (Grande)
Valloriza / Jasfac
APAE (Grande)

Sam’s Sushi (Grande)
Cetias (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
APAE (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Sistemax (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)