Cotidiano Eleição do Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe é suspensa

Eleição do Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe é suspensa


Em uma decisão inédita, o Poder Judiciário de Pernambuco acatou o pedido da defesa de um grupo de pessoas que se sentiu prejudicado com o alinhamento do processo de eleição para o Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe, optando pelo cancelamento da eleição que ocorreria no próximo mês de outubro.

A decisão expõe que os candidatos prejudicados no processo sejam incluídos no mesmo e que seja estabelecida uma nova data para o pleito, garantindo assim a todos os envolvidos uma paridade no tempo de campanha e demais aspectos da eleição.

Diz trecho relevante da sentença:

“Por consequência, SUSPENDO o atual processo de escolha para novos membros do Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe-PE 2024/2027, pelo que DETERMINO a INCLUSÃO IMEDIATA dos impetrantes acima mencionados na lista de candidatos aptos a seguirem concorrendo no referido processo. Por consequência, deve o ente requerido DESIGNAR NOVA DATA para realização do pleito com prazo suficiente para que todos os candidatos concorram em paridade de condições/tempo, sendo publicado novo calendário eleitoral com divulgação de resultados preliminares, prazos para impugnação, julgamento dos recursos e realização do curso de formação”, assina o juiz Dr. Hildeberto Junior da Rocha Silvestre.

Entenda o caso:

Recentemente alguns pré-candidatos ao Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe e que não foram aprovados no teste realizado pelo Comdeca (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente) entraram com ações no meio jurídico apontando incongruências na realização do processo como um todo.

De acordo com informações, os candidatos que ficaram de fora da disputa teriam alegado que o edital foi elaborado pelo presidente do COMDECA, quando na verdade deveria ter sido feito pela Comissão Especial Eleitoral (previsto no Art. 18 da Lei 3.662/2023). Além disso, a prova em questão não consta com previsão legal com aspectos contidos na mesma Lei.

O COMDECA ainda não se manifestou sobre o caso.

Bruno Muniz 26 set 2023 - 12:45m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Integra Mais (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
1Farma (Grande)
Total (Grande)
APAE (Grande)
JCL (Grande)
Valloriza / Jasfac
Mateus Assistência (Grande)

Cetias (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Moura & Lima (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
RC Tecidos (Grande)