Utilidade Pública Governo de Pernambuco atualiza normas para uso de máscaras nos serviços de saúde do Estado

Governo de Pernambuco atualiza normas para uso de máscaras nos serviços de saúde do Estado


No dia 1º de agosto, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA), atualiza os direcionamentos relativos ao uso de máscaras em serviços de saúde do Estado. A nova publicação, que substitui a Nota Técnica publicada em 5 de abril de 2023, leva em consideração dois cenários: um deles, a queda dos registros das doenças respiratórias no Estado – o período sazonal, inclusive, encerra-se no fim do próximo mês. O outro panorama sustenta dados de queda de contaminação e óbitos pela Covid-19, em Pernambuco.

Dessa forma, embasada por números epidemiológicos favoráveis, a SES-PE estabelece o uso obrigatório de máscaras para acesso e permanência nos serviços, nos seguintes casos:

  • Para pacientes com quadro de síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave (Srag), de qualquer causa;
  • Para pessoas que sejam casos confirmados de doenças respiratórias, com sintomas nos últimos 10 dias, mesmo as assintomáticas;
  • Para todo o público das áreas de triagem, da internação ou do manejo clínico, com pacientes acometidos por doenças infecciosas, seja trabalhador ou circulante;
  • Para trabalhadores, pacientes e demais pessoas, que circulam em locais com atendimentos ofertados para aqueles com maior vulnerabilidade, como imunossuprimidos, idosos, transplantados, pacientes oncológicos, onco-hematológicos, gestantes, neonatos ou em serviços de diálise, emergência e cirúrgicos.

A SES-PE explica que o uso de máscaras continua obrigatório nos setores das unidades e serviços de saúde naqueles locais onde a utilização é compulsória, por ordem legal, por diretrizes internas ou exigência relativa à biossegurança. A Secretaria reforça aos gestores dos serviços a importância da permanência rigorosa dos trabalhos de fortalecimento das orientações de pacientes, acompanhantes e trabalhadores da saúde sobre a higiene das mãos com água e sabonete líquido ou álcool 70%.

A vigência da orientação será avaliada semanalmente pelos técnicos da SES-PE, podendo ser alterada a qualquer momento, de acordo com o cenário epidemiológico apresentado no Estado e com a dinâmica do processo de análise da situação da saúde pública.

Alisson Gabriel 01 ago 2023 - 10:36m

0 Comentários

Deixe uma resposta


João Januário Tecidos (Grande)
1Farma (Grande)
JCL (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
APAE (Grande)
Total (Grande)
Integra Mais (Grande)
Valloriza / Jasfac
Novo Atacarejo (Grande)

Novo Atacarejo (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Sistemax (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Auto Planos (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Moura & Lima (Grande)