Saúde Dia Nacional da Saúde e os cuidados para fortalecer a imunidade

Dia Nacional da Saúde e os cuidados para fortalecer a imunidade


O sistema imunológico atua na proteção e combate aos invasores a vírus, fungos e bactérias, que podem causar doenças no organismo

A data de 5 de agosto é alusiva ao Dia Nacional da Saúde e tem o objetivo de alertar e conscientizar a população para manter um estilo de vida saudável. Umas das várias formas de cuidar e prevenir contra diversas doenças, é proteger e fortalecer o sistema imunológico. Isso porque, o sistema imune, como também é conhecido, desempenha um papel fundamental e importante no organismo, protegendo contra enfermidades desencadeadas por vírus, fungos e bactérias.

Formado por um conjunto de células e órgãos que atuam no combate contra infecções, o sistema imunológico é complexo, e ao primeiro indício de algo desregular no organismo, a ida ao médico é imprescindível, pois o profissional da saúde irá realizar exames capazes de identificar o problema e passar os tratamentos necessários. Contudo, para além disso, existem outras formas de reforçar, como: praticar exercícios físicos, dormir regular e bem, evitar o cigarro e bebida alcoólicas e, por fim e uma das mais importantes, se alimentar bem.

Isso porque, é por meio dos alimentos que podem ser obtidas diversas vitaminas, nutrientes e minerais, que ajudam a manter o organismo nutrido e saudável, e a deficiência de algum, dos mais diversos, podem provocar doenças. Para manter todo o sistema bem e fortalecido, além de tomar as vacinas recomendadas, é preciso uma dedicação diária.

De acordo com a nutricionista e professora acadêmica do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Renata Freire, existem diversas formas para fortalecer a imunidade.  “Invista em alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, brócolis, pimentão, pois são poderosos antioxidantes e auxiliam no combate as enfermidades. Também em comidas com zinco, as oleaginosas, soja, carne bovina, gema de ovo, fígado e ostras, porque fortalecem nossa imunidade e auxilia na maturação das nossas células de defesa e auxilia na cicatrização”, destaca.

Ela ainda complemente. “Adicione algumas especiarias no preparo das comidas, como: o alho, pois possui alicina, substância que auxilia na melhora de resfriados e auxilia na imunidade, a cúrcuma, o mel e o gengibre que têm excelente atividade antiviral, antimicrobiana e anti-helmíntica, protegendo nosso corpo contra vírus e bactérias”, reforça.

Alisson Gabriel 04 ago 2023 - 11:02m

0 Comentários

Deixe uma resposta


João Januário Tecidos (Grande)
1Farma (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Valloriza / Jasfac
Mateus Assistência (Grande)
Integra Mais (Grande)
Total (Grande)
JCL (Grande)
APAE (Grande)

Sistemax (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Auto Planos (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Moda Center (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
APAE (Grande)