Destaques Entenda como será a propaganda eleitoral nas Eleições 2022

Entenda como será a propaganda eleitoral nas Eleições 2022


A abertura da temporada da propaganda eleitoral 2022 no Brasil começa oficialmente em 16 de agosto. Dia seguinte ao término do prazo para o registro de candidaturas dos concorrentes às vagas de presidente, senador, governador, deputado federal e estadual.

A data da propaganda eleitoral é definida pela legislação para que todos os candidatos comecem a veiculação em igualdade de condições. Evitando, assim, o desequilíbrio na disputa eleitoral.

A propaganda eleitoral se dá por meio de mensagens do candidato e seu partido político a seus eleitores, com o objetivo de obter votos. O conteúdo das campanhas costuma reunir assuntos variados e de interesse do partido a serem comunicados à sociedade. O intuito é divulgar os benefícios que podem ser obtidos caso o candidato vença as eleições.

Quando começa a propaganda eleitoral no primeiro turno de 2022?
No dia 16 de agosto, quando será dada a largada para a propaganda eleitoral, os candidatos podem realizar as campanhas por meio de alto-falantes e amplificadores de som, das 8h às 22h. Já os comícios e aparelhagem sonora fixa estão permitidos até o dia 29 de setembro, no período das 8h à meia-noite.

Na internet e jornais impressos, as propagandas pagas podem ser feitas até 30 de setembro. Cada candidato tem o limite de 10 anúncios por veículo e em tamanhos delimitados por página de jornal, revista ou site.

Já a propaganda eleitoral gratuita será realizada nas emissoras de rádio e televisão aberta, a partir de 26 de agosto. Devendo ser encerrada em 29 de setembro. Em caso de segundo turno, a transmissão ocorrerá de 7 a 28 de outubro.

As emissoras devem reservar 70 minutos diários para a propaganda eleitoral gratuita, a serem usados em inserções de 30 e 60 segundos. E de acordo com critério do partido ou coligação, distribuídas ao longo da programação diária.

Os horários reservados à propaganda eleitoral serão distribuídos entre todos os partidos e coligações que tenham candidato, observados os seguintes critérios:

Os horários reservados à propaganda eleitoral serão distribuídos entre todos os partidos e coligações que tenham candidato, observados os seguintes critérios:

As propagandas deverão ser exibidas considerando o horário de Brasília e respeitando a seguinte divisão:

  • Candidatos a Presidente da República: transmissão às terças, quintas e aos sábados das 7h às 7h12 e das 12h às 12h12 no rádio; das 13h às 13h12 e das 20h30 às 20h42 na televisão.
  • Candidatos a deputado estadual e distrital: transmissão às terças, quintas-feiras e aos sábados, das 7h12 às 7h25 e das 12h12 às 12h25 no rádio; e das 13h12 às 13h25 e das 20h42 às 20h55 na televisão.
  • Candidatos a senador: transmissão às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 7h05 e das 12h às 12h05 no rádio; das 13h às 13h05 e das 20h30 às 20h35 na televisão.
  • Candidatos a deputado federal: transmissão às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h05 às 7h15 e das 12h05 às 12h15 no rádio; das 13h05 às 13h15 e das 20h35 às 20h45 na televisão.
  • Candidatos ao governo: transmissão às segundas, quartas e sextas, das 7h15 às 7h25 e das 12h15 às 12h25 no rádio; das 13h15 às 13h25 e das 20h35 às 20h45 na televisão.

Quais as regras da propaganda eleitoral?
A propaganda eleitoral deve seguir uma série de medidas expressas com atualizações na resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº 23.610/2019. Ali mostra o que pode e o que é proibido durante os três meses que antecedem as eleições do primeiro turno.

  • O que pode na propaganda eleitoral em 2022?
  • Realização de comícios, com comunicação prévia às autoridades policiais;
  • Utilização de alto-falantes e amplificadores de som desde que seja obedecida a distância de 200 metros das sedes dos Poderes, Tribunais, quartéis, hospitais, escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros (esses, quando em funcionamento);
  • Uso de carros de som e minitrios somente em carreatas, caminhadas, passeatas ou durante reuniões e comícios;
  • Colocação de mesas para distribuição de material de campanha, assim como bandeiras, desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos;
  • Uso gratuito de adesivos, desde que não excedam meio metro quadrado, nos bens particulares e veículos automotores;
  • Distribuição de folhetos, volantes adesivos e outros impressos, dentro dos limites estabelecidos em relação às dimensões e ao prazo previsto na legislação;
  • Realização de propaganda eleitoral na internet, podendo ser realizada em site do candidato, blogs e redes sociais, atendendo às regras próprias estabelecidas na legislação;
  • Distribuição de santinhos, folhetos, volantes e outros impressos até às 22 horas da véspera da eleição. Esse material deve ser editado sob a responsabilidade do partido político, da coligação ou do candidato.
  • O que não pode na propaganda eleitoral?

    Realização de showmício, assim como a apresentação remunerada de artistas nos eventos, com objetivo de animar comício ou reunião eleitoral;
    Confecção e entrega de brindes ou quaisquer bens que possam proporcionar vantagem às eleitoras e eleitores;
    Colocação de outdoors físicos ou eletrônicos, engenhos publicitários ou conjunto de peças de propaganda que causem efeito visual de outdoor;
    Propaganda em bens de cessão ou concessão do serviço público e nos bens de uso comum, como postes de iluminação pública, sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos;
  • Propaganda feita por telemarketing, assim como o disparo de mensagens sem anuência do destinatário.
  • Quais os cargos em disputa?
  • ​Presidente da República​
  • ​Governador​
  • ​Senador​
  • ​Deputados federais​
  • ​Deputados estaduais
Bruno Muniz 02 ago 2022 - 8:38m

0 Comentários

Deixe uma resposta


APAE (Grande)
Integra Mais (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Total (Grande)
JCL (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Valloriza / Jasfac
1Farma (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)

RC Tecidos (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Moda Center (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
APAE (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Agreg Comunicação (Lateral)
BestNet (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Cetias (Lateral)
Athom (Lateral)
Val Games (Lateral)
1Farma (Lateral)
Centrus (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Totali (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Sistemax (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
JCL (Lateral)
Vitta (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
House Club (Lateral)
Aplicativo