Cotidiano IFPE Pesqueira oferta 160 vagas em quatro cursos superiores via SiSU 2022.1

IFPE Pesqueira oferta 160 vagas em quatro cursos superiores via SiSU 2022.1


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulgou, na sexta-feira (11), o Edital nº 06/2022 referente ao processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 1ª edição de 2022 para os cursos superiores presenciais, com ingresso no 2º semestre. No Campus Pesqueira são 160 vagas, igualmente divididas entre os Bacharelados em Enfermagem e Engenharia Elétrica e as Licenciaturas em Matemática e Física.

Cotas – No IFPE, 60% das vagas são reservadas para quem estudou integralmente em escola pública e dentro desse percentual, há subcotas para quem tem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e para pessoas negras, indígenas e com deficiência.

A novidade desta edição é a realização de uma nova etapa para quem concorrer na modalidade de vagas reservadas pela Lei nº 12.711/2012. Esses candidatos deverão passar pelo procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras (direcionado aos candidatos pretos e pardos) e de aferição da condição de indígena autodeclarada (para os candidatos indígenas).

O procedimento de heteroidentificação ocorrerá de forma não presencial, a partir da análise por parte de uma Comissão, do vídeo/foto da apresentação fenotípica a ser enviado por candidatos autodeclarados negros.

Já a condição indígena autodeclarada será aferida a partir da análise da documentação a ser enviada no ato de inscrição, como o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), emitido pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Na ausência desse documento, deverá ser apresentado o Reconhecimento de Identidade Indígena (ANEXO E do edital), documento composto por uma Autodeclaração e Consciência de Identidade Indígena, assinada pelo candidato, e por uma Declaração de Reconhecimento, assinada pelo cacique ou outra liderança equivalente.

Inscrições – As inscrições para o SiSu 2022.1 acontecem de 15 a 18 de fevereiro, exclusivamente através do site sisu.mec.gov.br . Podem concorrer às vagas quem prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 e não zerou a prova de redação.

O resultado da Chamada Regular será divulgado no dia 22 de fevereiro e as matrículas serão realizadas, de forma remota, no prazo de 23 de fevereiro a 3 de março, mesmo prazo para envio dos arquivos para o procedimento de heteroidentificação e aferição da condição indígena. A homologação da matrícula está prevista para sair no dia 11 de março.

Lista de espera – Quem não for convocado na Chamada Regular poderá manifestar interesse em participar da Lista de Espera, no período de 22 de fevereiro a 8 de março, para as vagas remanescentes que surgirem no decorrer do processo, através de três convocatórias. O resultado dessa etapa será divulgado a partir do dia 14 de março.

Dúvidas – Para esclarecer dúvidas, a Comissão SiSU IFPE 2022.1 disponibilizou o canal virtual https://atendimentoingresso.ifpe.edu.br/, que ficará ativo durante todo o período da seleção.

Confira o edital e outros anexos AQUI.

Jefferson Elias 14 fev 2022 - 17:03m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Valloriza / Jasfac
JCL (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
1Farma (Grande)
APAE (Grande)
Total (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Integra Mais (Grande)
Mateus Assistência (Grande)

Sam’s Sushi (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Sistemax (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Moda Center (Grande)
APAE (Grande)
Auto Planos (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
RC Tecidos (Grande)