Saúde Pernambuco busca equilibrar entrega de doses a municípios com novo cálculo de distribuição

Pernambuco busca equilibrar entrega de doses a municípios com novo cálculo de distribuição


Rateio não levará mais em conta o critério de faixa etária e sim o quanto falta de pessoas a serem vacinadas em cada cidade.

Com o objetivo de equilibrar o envio de primeiras doses de vacinas contra a Covid-19 para os municípios pernambucanos, o Governo do Estado passará a distribuir as remessas de forma proporcional ao que falta para cidade completar a sua campanha de vacinação.

A iniciativa, que segue o que foi ajustado pelo Governo Federal entre os estados, foi pactuada em reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), nessa quinta-feira (26).

De acordo com o Governo de Pernambuco, o Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), com auxílio da câmara técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PE), tomou como base o total de pessoas de 18 a 59 anos e de grupos prioritários, excluindo os idosos, de cada cidade e quanto cada uma falta receber de doses.

A partir desse cálculo, verificou-se quanto a população que restava de cada município representa percentualmente no total de pessoas a serem vacinadas no Estado, para que as próximas entregas sejam realizadas a partir desse percentual. 

“Se determinado município representa 1% da população do Estado que ainda falta receber a primeira dose, por exemplo, ele receberá esse percentual nas próximas entregas de dose 1, até zerar o quantitativo. Se outra cidade representa 12%, ela receberá esse percentual do total de dose recebida para primeira dose pelo Estado a partir de agora”, explicou o Governo de Pernambuco por meio de nota enviada à imprensa.

Na prática, a medida tenta equilibrar os avanços nas campanhas de vacinação entre os municípios. Há cidades no Estado que já começaram a vacinação de adolescentes com 15 anos como Olinda, por exemplo. Por outro lado, Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, ainda aplica primeiras doses em adultos com 25 anos e mais.

Até então, todas as cidades pernambucanas recebiam o mesmo percentual de vacinas nas entregas feitas a partir do Ministério da Saúde. 

Se a distribuição era de 10% das doses para determinado grupo, todas as cidades recebiam 10% daquela população do seu território. 

Finalizadas as entregas dos grupos prioritários da campanha, e feita a correção na base populacional  dos adultos de 18 a 59 anos, começa-se a ser feito esse equilíbrio nas entregas, permitindo que todos alcancem a cobertura de 18 aos 59 anos em tempo similar.

Na análise das estimativas populacionais, também foi verificado que alguns municípios já teriam recebido doses a mais, segundo o Governo de Pernambuco. 

Com isso, foi solicitado que todos analisem sua solicitação e oficializem ao PNI-PE e ao Cosems-PE, para que as doses possam ser redistribuídas entre os demais.

“Desde o início, nós estamos trabalhando para fazer a entrega das vacinas de forma equânime entre os municípios. Trabalhamos assim nos envios dos grupos prioritários e atuamos para corrigir, junto ao Ministério da Saúde, as estimativas populacionais dos adultos entre 18 e 59 anos. Agora, com essa nova forma de distribuição, vamos conseguir ser mais justos e pagaremos as doses aos municípios que tiveram atualização na estimativa populacional, permitindo que todos avancem de forma igualitária nesta campanha”, disse a superintendente de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Ana Catarina de Melo. 

A gestora ainda lembra que as segundas doses serão distribuídas de acordo com o que já foi encaminhado de primeira dose.

Bruno Muniz 27 ago 2021 - 14:05m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Novo Atacarejo (Grande)
1Farma (Grande)
Integra Mais (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
APAE (Grande)
JCL (Grande)
Valloriza / Jasfac
Mateus Assistência (Grande)
Total (Grande)

Novo Atacarejo (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Sistemax (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Cetias (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
APAE (Grande)
Moura & Lima (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Luciana Mendes (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

House Club (Lateral)
1Farma (Lateral)
Athom (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Centrus (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Vitta (Lateral)
BestNet (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Val Games (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
JCL (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Totali (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Moda Center (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Cetias (Lateral)
Aplicativo