Economia MEIs têm 21 dias para regularizarem os débitos

MEIs têm 21 dias para regularizarem os débitos


A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação informa que prazo termina no dia 31 de agosto.

Já se programou? Como está sua Micro e Pequena Empresa? Se você esqueceu, é importante lembrar: o prazo final para regularização de débitos do Microempreendedor Individual (MEI) termina em 31 de agosto. É importante fazer o agendamento para ter uma consulta presencial nos Expressos Empreendedores vinculados à Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação e resolver as pendências de INSS, ISS e ICMS. Atualmente, existem 393.468 pessoas cadastradas como MEI no Estado, a maioria na faixa etária dos 31 aos 40 anos (100.809). Todos são empreendedores que têm um negócio ou trabalham por conta própria, faturando, no máximo, R$ 81 mil por ano. (Veja o quadro de faixa etária abaixo).

No início de setembro, a Receita Federal vai encaminhar os débitos não regularizados para inscrição em Dívida Ativa. E essa dívida terá encargos previstos por lei e será cobrada na Justiça. Por isso, a importância de não adiar o compromisso. De acordo com a coordenadora do Expresso Empreendedor do Recife, Carla Matos, se os débitos forem quitados, o MEI  evitará a cobrança judicial e outras consequências. Entre elas, deixar de ser segurado do INSS, receber benefícios previdenciários, como o auxílio doença, ou perder o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). 

A falta de pagamento dos débitos também exclui o microempreendedor dos regimes Simples Nacional e Simei pela Receita Federal, Estados e Municípios; e, inevitavelmente, a pessoa terá dificuldade na obtenção de financiamentos e empréstimos.

O presidente estadual do Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas, Luís Gonzaga, explica: os débitos podem ser regularizados por meio do recolhimento em Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) ou de parcelamento. A geração do DAS é realizada através do Programa Gerador do DAS para o MEI (PGMEI).     

Gonzaga acrescenta: quem for inscrito no MEI, pode participar de licitações públicas (atendendo a contratos com o governo); atender a empresas e outras organizações que exigem emissão de nota fiscal; ter acesso a produtos e serviços bancários (como abertura de conta corrente e de investimentos), acesso às máquinas de cartão de débito e crédito e ter melhores opções de crédito junto às instituições financeiras para investir na sua empresa. 

Pernambuco tem Expressos Empreendedores em Petrolina, Salgueiro, Caruaru, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Recife onde é possível fazer a declaração anual de forma presencial. No Cabo, chama-se Sala do Empreendedor. Porém, quem quiser fazer pela internet, pode entrar no endereço https://www.portalmeiempreendedor.com/declaracao-anual-mei/. Para fazer a declaração presencial, contudo, entre no site www.seteq.pe.gov.br e faça o agendamento na aba específica.

QUADRO DE FAIXA ETÁRIA 

FAIXA_ETARIA,No. MEI

  • 16-17 anos – 20
  • 18-20 anos – 4.047
  • 21-30 anos – 85.950
  • *31-40 anos – 120.809*
  • 41-50 anos – 97.246
  • 51-60 anos – 61.812
  • 61-70 anos – 20.020
  • Acima de 70 – 3.564
Bruno Muniz 12 ago 2021 - 10:28m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Integra Mais (Grande)
Total (Grande)
1Farma (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Valloriza / Jasfac
APAE (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
JCL (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)

Luciana Mendes (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Sistemax (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Auto Planos (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Moura & Lima (Grande)
APAE (Grande)
Moda Center (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Totali (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Moda Center (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Val Games (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
JCL (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
1Farma (Lateral)
House Club (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Athom (Lateral)
BestNet (Lateral)
Vitta (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Centrus (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Aplicativo