Cotidiano Chuvas voltaram a causar transtornos em Pernambuco

Chuvas voltaram a causar transtornos em Pernambuco


Cabo de Santo Agostinho, na RMR, parte da Mata Sul e Agreste são os mais afetados por chuva, que continuará nesta sexta-feira (16), prevê Apac.

As chuvas intensas voltaram a causar transtornos em algumas cidades de Pernambuco, ao longo da quinta-feira (15). Entre as localidades mais afetadas estão o Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), e parte da Mata Sul e do Agreste, em consonância com o alerta que havia sido emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Para os próximos dias, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) prevê a continuidade de chuvas, ainda que em menor intensidade, na RMR, Mata Sul, Agreste e Sertão do Pajeú.

De acordo com a Central de Operações da Defesa Civil do Estado (Codecipe), 207 ocorrências foram registradas pelos municípios, entre deslizamentos de barreiras, danos estruturais em imóveis, quedas de árvores e pontos de alagamento, deixando 208 pessoas desalojadas e 23 pessoas desabrigadas, além de uma desaparecida. 

De acordo com a Apac, os maiores acumulados de chuva na quinta-feira foram registrados no Cabo de Santo Agostinho (102,74 mm), Correntes (89,07 mm), Pedra (76,12 mm), Tamandaré (71,38 mm), Catende (66,32 mm), Palmerina (66,74 mm), Escada (62,76 mm), Jaboatão dos Guararapes (60,56 mm), Buíque (53,36 mm) e Recife (52,71mm).

Com o maior acumulado registrado, a Prefeitura do Cabo se mobilizou para conter os prejuízos. No município, a chuva começou por volta das 9h e durou até 12h, quando perdeu intensidade. No período da tarde, voltou a ficar mais forte e alagou trechos nas proximidades da praia de Itapuama e na avenida Dois.

De acordo com a Prefeitura do Cabo, foram registradas 17 ocorrências de barreiras, seis quedas de árvores e um alagamento de canal, em Enseada dos Corais.

“A Secretaria Municipal de Coordenação Regional e a Defesa Civil estão monitorando todas as 85 áreas de risco de desabamento de acordo com o grau de probabilidade de desmoronamento, com ações que vão desde a colocação de lonas plásticas, cortes e podas de árvores e repasse de informações às comunidades”, disse o município, via nota.

Previsão do tempo
Segundo a Apac, o dia promete ser de mais chuva forte na RMR, na Mata Sul, no Agreste e no Sertão, mas também chegará a outras regiões, ainda que em menor intensidade.

A agência explicou que o evento chuvoso é resultante da atuação do sistema conhecido como Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), comum em Pernambuco nessa época.

Bruno Muniz 16 abr 2021 - 8:44m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Novo Atacarejo (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Total (Grande)
JCL (Grande)
APAE (Grande)
1Farma (Grande)
Valloriza / Jasfac
Mateus Assistência (Grande)
Integra Mais (Grande)

Novo Atacarejo (Grande)
Sistemax (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
APAE (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Auto Planos (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Moura & Lima (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Sistemax (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
1Farma (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Totali (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
JCL (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Vitta (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Athom (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Val Games (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Centrus (Lateral)
BestNet (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Cetias (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
House Club (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Aplicativo