Cotidiano Entre distanciamento, lugares fixos e redução de alunos no transporte escolar, governo define regras para retorno das aulas presenciais no ensino médio

Entre distanciamento, lugares fixos e redução de alunos no transporte escolar, governo define regras para retorno das aulas presenciais no ensino médio


A Secretaria Estadual de Educação e Esportes de Pernambuco publicou no Diário Oficial do Estado, nesta quinta (01), o protocolo para o retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais. O retorno dos alunos às salas de aula acontecem a partir de 6 de outubro. 

Segundo o protocolo, os alunos, professores e funcionários da escolas devem manter um distanciamento de 1,5 metro, inclusive entre as bancas. Os alunos terão lugares fixos nas salas de aula e lugares marcados no refeitório para minimizar a movimentação. 


Estão suspensos temporariamente eventos presenciais (comemoração de datas festivas) e atividades coletivas esportivas. Para a utilização dos espaços coletivos, o horário será dividido entre grupos. O uso de máscara será obrigatório para todos.

 
Um profissional deverá medir a temperatura de todas as pessoas que compareçam à escola. Em caso de temperatura superior a 37,5º, a pessoa deverá ser direcionada a uma sala de espera, para que se realize uma nova aferição da temperatura, cinco a dez minutos depois, com o mesmo aparelho. Caso seja igual ou acima de 37,5º, um profissional designado auxiliará a pessoa no acesso ao aplicativo “Atende em Casa – Módulo escolar”. Durante o acesso, serão orientados sobre como proceder com os cuidados, inclusive sobre a necessidade de procurar um serviço de saúde e, dependendo do município, por meio dessa plataforma serão agendados os testes do caso suspeito e seus contatos domiciliares, se necessário

Os estudantes e professores serão orientados a higienizarem as mãos constantemente, inclusive serão ensinada normas de etiquetas em caso de espirro ou tosse. O número de estudantes no transporte público escolar será reduzido, sendo permitido somente o transporte dos alunos sentados. Nos veículos, as janelas deverão está sempre abertas para manter a ventilação.

Os pais serão estimulados à procurarem e identificarem nos filhos possíveis sintomas do novo coronavírus. Caso o aluno apresente, deverá ficar 10 dias em casa.  Nos municípios que aderiram ao “Atende em Casa”, os pais ou responsáveis, trabalhadores da educação e colaboradores deverão baixar no seu celular o aplicativo. Nos municípios que não aderiram, a Secretaria de Educação deve conhecer a estratégia utilizada pela Secretaria de Saúde Municipal e divulgar para os Estabelecimentos de Ensino.

Devem ser testados para SARS-CoV-2 todos os estudantes, trabalhadores da educação e colaboradores que apresentem sintomas sugestivos da COVID-19. O agendamento do teste será por meio do aplicativo.  Diante de um caso positivo na sala de aula, as aulas dessa sala serão suspensas até que saiam os resultados dos contatos. Os contatos que positivarem continuarão em casa por 10 dias e, ao mesmo tempo, 3 dias sem apresentar sintomas, e as aulas presenciais serão retomadas com os estudantes que tiveram resultado negativo.

Bruno Muniz 01 out 2020 - 16:49m

0 Comentários

Deixe uma resposta


JCL (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Total (Grande)
Valloriza / Jasfac
João Januário Tecidos (Grande)
1Farma (Grande)
Integra Mais (Grande)
APAE (Grande)

Mateus Assistência (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
APAE (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Auto Planos (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

Sistemax (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Totali (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Vitta (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Centrus (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
JCL (Lateral)
Moda Center (Lateral)
1Farma (Lateral)
BestNet (Lateral)
Cetias (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
House Club (Lateral)
Val Games (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Athom (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Aplicativo