Cotidiano Alunas de Moda da Faculdade Senac criam negócios com foco na Moda Circular

Alunas de Moda da Faculdade Senac criam negócios com foco na Moda Circular


Você já ouviu falar em Moda Circular? Inspirado nos conceitos de moda sustentável e economia circular, o termo faz referência à produção de roupas, calçados e acessórios de forma responsável, criando produtos biodegradáveis, duráveis e recicláveis ou reciclados. Mais do que teoria, no curso de Design de Moda da Faculdade Senac em Caruaru, o conceito vem ganhando solidez no campo prático, com a criação de negócios sintonizados à essa maneira de pensar a moda.

Foto: Divulgação

“Esses conceitos são muito discutidos no curso, porque a gente estimula o aluno dentro desses conhecimentos para que ele desenvolva e descubra novas possibilidades. Que ele invente, que ele propicie, que ele realize e resolva problemáticas do dia a dia”, explicou Luiz Clério Duarte, coordenador do curso de Design de Moda da Faculdade Senac em Caruaru.

Juliana Barbosa e Ivanna Galindo são duas alunas que amadureceram seus negócios no ambiente acadêmico, dentro dessa perspectiva de moda circular. Juliana Barbosa está há quase um ano com sua empresa. Segundo ela, o modelo de negócio foi criado na Holanda por estudantes de Design. A proposta ela conheceu em pesquisas realizadas durante o curso, chegando a viajar para São Paulo para conhecer outras empresas. Nas pesquisas e visitas, Juliana percebeu que:

“A Intenção era fazer com que as pessoas experimentassem a moda local e moda autoral, que a gente sabe que existe muita resistência em relação a isso. Então, elas proporcionavam que as pessoas pagassem uma assinatura e usufruíssem daquelas marcas”, explica, comparando o modelo a um “Netflix de roupas”.

Além da possibilidade de alugar roupas com o pagamento de uma assinatura, o Ju Barbosa,  espaço com guarda-roupa compartilhado que Juliana criou em Caruaru, também conta com um brechó, possibilitando a oportunidade de comprar peças com preços diferenciados. E tudo começou na faculdade:

“Tive apoio e orientação dos professores e estou descobrindo, aprendendo muita coisa. Está sendo incrível”, disse a estudante, que está no terceiro período do curso.

Ivanna Galindo é outra aluna que desenvolveu um modelo de negócio com base na moda circular. Com a IV Galindo Acessórios Afetivos, ela faz produtos de moda com matéria-prima reciclada de diversas fontes e constrói uma nova peça, como resíduos de cerâmica e de artefatos de vestuário. Ela está ampliando a oferta de produtos e está com uma novidade que é a produção de objetos de arte para homewear. Ivanna chegou a participar da 1ª Rodada de Negócios de Moda Autoral, realizada durante a 29ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana de 11 a 12 de março, em Caruaru, e também foi representante da Faculdade Senac no Dragão Fashion, moda autoral da América Latina, em 2019. “Foi uma oportunidade muito boa a troca com os outros expositores”, relembrou a aluna.

Para Luiz Clério, os dois negócios estão se desenvolvendo na faculdade. O de Juliana nasceu durante o curso, e o de Ivanna está amadurecendo, a partir de processos de laboratório realizados ao longo da formação.

“O curso sempre estimula que o aluno questione e se mobilize, que o aluno reflita sobre os conceitos. Mas que utilizem esses conceitos na construção de seus próprios negócios ou na solução das suas próprias necessidades”, explicou o coordenador ao reforçar a importância da formação superior.

Keilla Brito 11 set 2020 - 16:05m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Império dos Camarões (Grande)
Brisanet (GIF)
Cetias (Grande)
Dra. Palloma Santana (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários
Sollaris Energy (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Máscara Cristal (Grande)
Clim Center (Grande)

Brisanet (Grande)
Dr. Leonardo Brito
Vitta (Grande)
Best Net
Marjo Sports (Grande)
Unicesumar EAD
Alan Vidros (Grande)
Arrumadinho (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
New Corte
error: Content is protected !!