Educação Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe alerta pais e responsáveis da obrigatoriedade de matrículas e aulas remotas pelos estudantes da rede pública e privada

Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe alerta pais e responsáveis da obrigatoriedade de matrículas e aulas remotas pelos estudantes da rede pública e privada


O Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe iniciou uma campanha voltada as crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas e privadas, para cumprimento e acompanhamento das aulas e atividades remotas neste período de suspensão presencial das aulas nas escolas do município, bem como na efetiva matrícula dos alunos.

De acordo com a conselheira Fabiana Arruda, o Conselho entrou em contato com algumas escolas privadas para avaliar o número de estudantes que tiveram suas matrículas canceladas pelos pais, impossibilitando os mesmos de ter um acompanhamento e realização das atividades e concluir o calendário letivo.

De acordo com a conselheira, os pais não devem cancelar as matrículas, incorrendo nos crimes previstos no Código Penal, Estatuto da Criança e Adolescente e infringindo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

No Código Penal a atitude tomada pelos pais caracteriza crime e se enquadra no artigo 246, que representa abandono intelectual: deixar, sem justa causa, de prover à instrução primária de filho em idade escolar, com pena de detenção de quinze dias a um mês, ou multa.

O Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 22 prevê que: aos pais, incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhe ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais.

Por último, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei 9.394/96, em seu artigo 4°, determina que a educação é obrigatória para as crianças a partir de 4 anos até os 17 anos. Dessa maneira não pode os pais ou responsáveis tirarem a criança matriculada da escola particular, sem a certeza de vaga na rede pública, sob pena de responsabilização inclusive na esfera criminal por tal ato.

O Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe reforça que tem buscado parceria com o Ministério Público de Pernambuco, que já está ciente e vai atuar nos casos identificados pelo órgão, visando garantir a efetiva participação e aprendizagem das crianças e adolescentes.

Importante

É importante ressaltar também que pais e responsáveis que cancelarem as matrículas devem procurar a Secretaria de Educação ou o Conselho Tutelar da cidade.

Bruno Muniz 16 ago 2020 - 12:49m

3 Comentários

  • Moisés Américo disse:

    Afinal, o Conselho Tutelar de Santa Cruz do Capibaribe anda defendendo o direito de quem? Matéria tendenciosa e sem compreensão da lei. Essa é uma posição individual da conselheira ou de todo o conselho?

  • Fernando. disse:

    Gostaria de lembrar que o Conselho Tutelar, NÃO faz campanha nenhuma, o órgão que tem o dever para tal é o CMDCA( Conselho Municipal da Criança e do Adolescente).
    A tempo, informo que as Escolas dever realizar o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, no seu artigo 56.

  • Felipe disse:

    N tou nem ai

Deixe uma resposta


Mandacaru Açaíteria (Grande)
Dr. Napoleão Bezerra (Grande)
Gelar Climatização (Grande)
Pernambuco Proteção Veicular (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Farma Fácil (Grande)
JCL (Grande)
Athom (Grande)
ASCAP (Grande)
Mateus Assistência (Grande)

Quero Sandálias (Grande)
Chiquinho Sorvetes (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Iran Bikes (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Pernambuco Proteção Veicular (Grande)
ASCAP (Grande)
Mamuska Pizza (Grande)
Sistemax (Grande)

MATÉRIA EM DESTAQUE

Postos Badu (Lateral)
Amanda Barros (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Moda Center (Lateral)
BestNet (Lateral)
Instituto Olavo Bilac (Lateral)
Valloriza (Lateral)
House Club (Lateral)
Unicesumar Santa Cruz (Lateral)
WG Aviamentos (Lateral)
Farma Fácil (Lateral)
Floricultura Flor de Cheiro (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Gelar Climatização (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Mamuska Pizzaria (Lateral)
JCL (Lateral)
Iran Bikes (Lateral)
Sistemax (Lateral)
Oficina dos Óculos (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Escolinha Geração XXI (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Pernambuco Proteção Veicular (Lateral)
ASCAP (Lateral)
Dr Napoleão Bezerra (Lateral)
Quero Sandálias (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Val Games (Lateral)
Chiquinho Sorvetes (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Lis Bambini (Lateral)
Athom (Lateral)
Aplicativo