Cotidiano Pernambuco – Petrolina sofre ação do TJPE após ampliar abertura do comércio acima do recomendado pelo governo

Pernambuco – Petrolina sofre ação do TJPE após ampliar abertura do comércio acima do recomendado pelo governo


O Procurador Geral de Justiça ingressou com ação direta de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), na quarta-feira (10), para restringir a aplicação do Decreto nº 037/2020 do Município de Petrolina, que autorizou a reabertura das atividades econômicas de forma mais ampliada do que a determinada pelo Governo do Estado. Previu, por exemplo, a partir de 1º de junho, a reabertura de templos religiosos, comércio e serviços, salões de beleza, barbearias e similares, ainda que com carga reduzida, além do transporte por aplicativo, atividades ainda vedadas pelo Decreto Estadual nº 49.055, cuja retomada será gradual, conforme plano de convivência com a Covid-19 estabelecido à nível estadual.

A ação decorre da necessidade de compatibilizar as regras previstas na legislação municipal à determinação estadual, já que cabe ao município, no exercício de sua competência legislativa (art. 78, inc. II, da Constituição Estadual), suplementar as lacunas da legislação estadual, apenas para intensificar o nível de proteção à população já conferido, sendo indevida qualquer redução do patamar de cuidado estabelecido em atos normativos nacionais ou estaduais, sem, contudo, contrariá-la. Portanto, não se trata de restringir a retomada da atividade econômica, mas sim preservar a atribuição legislativa dos entes federativos, já que lhes cabem, de igual modo, assumir as responsabilidades estabelecidas no sistema único de saúde.

Aludida atuação decorre da Recomendação PGJ nº 28/2020, publicada pelo Procurador-Geral de Justiça, em 03 de junho, que está em conformidade com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal, na ADPF nº 672/DF, orienta os gestores municipais a cumprirem o Decreto Estadual e solicita aos Promotores de Justiça informar a recusa do cumprimento. Identificados os casos pelos Promotores de Justiça, Ações Direta de Inconstitucionalidade serão interpostas pelo Procurador-Geral de Justiça contra os decretos municipais que diminuam as restrições do decreto estadual.

Segundo o Procurador Geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, mostra-se necessário a conjugação de esforços nos níveis estadual e municipal, já que a informação dos órgãos técnicos do Estado de Pernambuco demonstram que os números epidemiológicos (casos confirmados e mortes), aliados à pressão ainda existente no sistema de saúde, em razão do número de leitos insuficientes. Ainda que se saiba das dificuldades econômicas pela restrição das atividades, nossa intenção é preservar as vidas das pessoas, “somos os defensores constitucionais da ordem jurídica, portanto, urge a imperiosa necessidade de unificarmos a ordem jurídica dentro do Estado de Pernambuco, dentro de uma crise, não é possível haver vários comandos normativos divergentes”, ressaltou Francisco Dirceu Barros.

A petição inicial, que é de acesso ao público, foi protocolada sob o nº 0007724-75.2020.8.17.9000 (consulta pelo site do TJPE). O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) agora aguarda a decisão liminar a ser proferida pelo Tribunal de Justiça, a fim de adequar a norma local ao plano de retomada das atividades estabelecido pelo Governo do Estado.

Isolamento social

A cidade de Petrolina está com taxa de isolamento social de aproximadamente 45,3%, de acordo com dados coletados nesta sexta-feira (12) pelo Blog do Bruno Muniz no site oficial de monitoramento do Ministério Público de Pernambuco.

Bruno Muniz 12 jun 2020 - 19:07m

0 Comentários

Deixe uma resposta


APAE (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Integra Mais (Grande)
JCL (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Total (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
Valloriza / Jasfac
1Farma (Grande)

Cabeça Gesso (Grande)
APAE (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Cetias (Grande)
Moura & Lima (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Moda Center (Grande)
Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
Auto Planos (Grande)

REPORTAGEM ESPECIAL

1Farma (Lateral)
Agreg Comunicação (Lateral)
Integra Mais (Lateral)
Moura & Lima (Lateral)
Centrus (Lateral)
Stylus Óculos (Lateral)
Moda Center (Lateral)
Sistemax (Lateral)
M Mestre Empreendimentos (Lateral)
Immobilis Negócios Imobiliários (Lateral)
Cetias (Lateral)
João Januário Tecidos (Lateral)
Sign Digital (Lateral)
Kits Elásticos (Lateral)
Mandacaru Açaiteria (Lateral)
Vitta (Lateral)
Sam’s Sushi (Lateral)
Totali (Lateral)
BestNet (Lateral)
Cabeça Gesso (Lateral)
Altas Horas (Lateral)
RC Tecidos (Lateral)
Novo Atacarejo (Lateral)
Bahia Ferragens (Lateral)
Rede Ponto Com (Lateral)
Arrumadinho (Lateral)
Mateus Assistência (Lateral)
Auto Planos (Lateral)
Dra Patrícia Queiroz (Lateral)
Athom (Lateral)
Val Games (Lateral)
House Club (Lateral)
JCL (Lateral)
Luciana Mendes (Lateral)
Aplicativo