Destaques Dom José Ruy é empossado bispo da Diocese de Caruaru

Dom José Ruy é empossado bispo da Diocese de Caruaru


Neste sábado (21), Dom José Ruy Gonçalves foi empossado 5º bispo da Diocese de Caruaru (PE). O novo bispo participou de uma coletiva de imprensa por volta das 14h30, onde respondeu as perguntas dos jornalistas e concedeu entrevistas. Em seguida se dirigiu à avenida Agamenon Magalhães para participar do cortejo em carro aberto, que contou com a companhia do administrador apostólico Dom Bernardino Marchió, e do vigário geral Monsenhor Olivaldo Pereira. Na altura do Grande Hotel foi recepcionado pela Banda do 4º BPM, de onde seguiu a pé até a Catedral de Nossa Senhora das Dores. 

Foto: Divulgação

Uma verdadeira multidão de fiéis o aguardavam pelo percurso, os quais ele fez questão, de sem protocolos, cumprimentar e aproximar-se. Nos degraus da Catedral as autoridades presentes proferiram seus discursos.

Foto: Divulgação

“Nós somos uma terra, como o senhor bem conhece, que vem do Nordeste brasileiro, terra cheia de desafios, cheia de desigualdades. Uma terra de gente de muita fé, de gente empreendedora, trabalhadora, comprometida com o próximo, que mesmo em momentos de adversidades políticas e econômicas, mesmo nesses momentos, podemos olhar uns para os outros. Quando o Papa Francisco fala sobre o grande pacto pela educação, é isso que precisamos falar. Que possamos ter uma sociedade mais justa. Espero que assim como Dom Dino o senhor possa nos dar as mãos, não só para a Igreja Católica, mas para todos”, declarou a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra. 

A solenidade de posse teve início com o beijo da Cruz, dando sequência com a aspersão, a visita a Capela Eucarística, a imagem de Nossa Senhora das Dores e a Capela Mortuária. Logo após Dom José Ruy seguiu para o Palácio Episcopal onde foi paramentado e saiu em procissão até a Catedral. Durante esta celebração foi realizada a leitura da bula papal e a entrega do báculo, símbolo do Bom Pastor que guarda e acompanha com solicitude o rebanho que lhe foi confiado pelo Espírito Santo.

Foto: Divulgação

A primeira missa do novo bispo foi celebrada de forma campal, em um grande palco montado em frente à Catedral. Em sua primeira homilia enquanto bispo de Caruaru, Dom José Ruy trouxe à tona temáticas sociais relevantes como a prevenção ao suicídio, ressaltando que esta também é uma das missões da Igreja.

Foto: Divulgação

“O dia 21 de setembro torna-se um dia histórico pela posse do 5º bispo da Diocese de Caruaru, mas é também o início da primavera, como o calendário nos lembra. O início da primavera é para a Igreja também uma lembrança do papa bom, João XXIII, mas é também a marca do Setembro Amarelo, e quantas pessoas têm tirado a sua própria vida todos os dias? E a igreja não pode fechar os olhos para esta realidade. Quatro bispos me precederam, foram lembrados com carinho pelo Dom Bernardino em quatro capítulos, e hoje se inicia mais um. Mais bonito que celebrar a chegada de um novo bispo, mais bonito que o início da primavera, é celebrar a festa de São Mateus neste dia. O desafio maior de nós bispos é ser sucessor dos apóstolos”, declarou.

Jefferson Felipe 23 set 2019 - 12:22m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Bezerra Poços (Grande)
Clim Center (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Cetias (Grande)
Farma Fácil (Grande)
Clécia Lima (Grande)
Immobilis Negócios Imobiliários
JCL (Grande)
Império dos Camarões (Grande)
RC Tecidos (Grande)

Alan Vidros (Grande)
Polo da Moda Campina (Grande)
Dr. Leonardo Brito
Simone Joias (Grande)
Vitta (Grande)
Lis Bambini
Cabeça Gesso (Grande)
Arrumadinho (Grande)
Best Net
Real Tags e Etiquetas (Grande)