![]() |
Foto: Divulgação |
O corpo do Santo Padre será trasladado nesta quarta-feira (23) para a Basílica de São Pedro, onde ocorrerá o velório. A Missa das Exéquias será celebrada no sábado (26), marcando o início do Novendiali, o tradicional período de nove dias de luto e orações em homenagem ao Pontífice. O sepultamento será realizado na Basílica de Santa Maria Maior.
A cerimônia de translado ocorrerá às 9h (horário local). O corpo será conduzido da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro, acompanhado por um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.
A procissão seguirá pelos espaços internos do Vaticano — Praça Santa Marta e Praça dos Protormártires Romanos — até a entrada pela Porta Central da Basílica de São Pedro. Já diante do Altar da Confissão, o cardeal camerlengo presidirá a Liturgia da Palavra, que antecede o início da visitação pública à urna mortuária.
No sábado (26), às 10h (horário local), será celebrada a Missa das Exéquias no átrio da Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. A cerimônia incluirá os ritos solenes da Última Commendatio e da Valedictio, que simbolizam a despedida final da Igreja ao seu líder.
Concluída a celebração eucarística, o caixão será levado ao interior da Basílica de São Pedro e, posteriormente, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde ocorrerá o sepultamento definitivo.
Chefes de Estado e de governo de diversos países já confirmaram presença na cerimônia, que promete reunir milhares de fiéis, cardeais, religiosos e autoridades em Roma para prestar suas últimas homenagens ao líder da Igreja Católica.
Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.