$conteudo = ''.$x['conteudo'].''; // adiciona banner function addBanner($i) { static $conta = 0; $retorno = $i[0]; if(++$conta == 2){ $retorno .= "
BANNER
"; } return $retorno; } $txt = preg_replace_callback('#(

)#', 'addBanner', $conteudo); // adiciona banner echo"$txt";

Prefeito de Itamaracá comemora desativação de penitenciária e propõe transformação do espaço em universidade

Foto: Divulgação
O prefeito da Ilha de Itamaracá, Paulo Galvão (PSDB), no Grande Recife, celebrou nesta terça-feira (1º) o anúncio da desativação da Penitenciária Professor Barreto Campelo pela governadora Raquel Lyra (PSD). Em entrevista ao Diario de Pernambuco , o gestor afirmou que pretende propor a transformação do espaço em um campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

"Para mim, esse foi o dia mais feliz da minha vida, um dos dias pelo menos", declarou Paulo Galvão. "Eu acho que Itamaracá está feliz hoje porque aconteceu um fato pelo qual vínhamos lutando há anos".

Segundo o prefeito, embora a penitenciária não causasse transtornos diretos à população local, sua existência afetava negativamente o turismo na cidade. "O turismo não pode conviver com o presídio. Isso [a desativação] vai nos trazer mais segurança e aumentar o convívio com o turista, que nós queremos de volta aqui". A Ilha de Itamaracá é conhecida por suas belezas naturais e atrativos históricos, como o Forte Orange e as praias paradisíacas, mas a presença do presídio era vista como um obstáculo para o desenvolvimento pleno do setor turístico.

Proposta para campus universitário:

Paulo Galvão defendeu a ideia de transformar o espaço onde funcionava a penitenciária em um campus da UFRPE, instituição ligada ao governo federal. Ele argumenta que a iniciativa seria alinhada às vocações econômicas locais. "Nós temos muito forte aqui na cidade a pesca e a agricultura", explicou o prefeito, destacando que essas áreas poderiam ser contempladas com cursos específicos voltados para o desenvolvimento regional.

Galvão revelou que já houve conversas preliminares sobre essa possibilidade, com sinais positivos. "Nós vamos primeiro conversar com a governadora e depois com a reitoria da universidade. Se Deus quiser, a gente vai conseguir trazer essa unidade educacional para a ilha", comentou.

Expectativa para desativação de outra unidade:

A Ilha de Itamaracá ainda abriga a Penitenciária Agro-industrial São João (PAISJ), destinada a detentos do regime semiaberto. O prefeito espera que essa unidade também seja desativada em breve. "Agora ficou mais fácil disso acontecer. Vamos torcer para que esse seja o próximo passo", afirmou.

Com a desativação do Barreto Campelo, Itamaracá busca consolidar seu potencial turístico e educacional, visando um futuro de maior desenvolvimento econômico e social para seus moradores. A transformação do espaço em uma universidade pode representar um marco importante nesse processo, além de fortalecer as atividades econômicas tradicionais da região, como a pesca e a agricultura.

0 Deixe seu comentário

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.

:)
:(
=(
^_^
:D
=D
=)D
|o|
@@,
;)
:-bd
:-d
:p
:ng