![]() |
Imagem Ilustrativa |
No continente europeu, apenas algumas áreas, como a Espanha e Portugal, foram afetadas por chuvas intensas e até mesmo recorde de precipitação. Por outro lado, países tradicionalmente secos, como a Holanda e o norte da Alemanha , tiveram um mês historicamente seco.
Estudos realizados pela rede científica World Weather Attribution (WWA) indicam que as alterações climáticas contribuíram para uma onda de calor intensa na Ásia Central e desencadearam inundações mortais na Argentina . Esses eventos extremos evidenciam os impactos crescentes do aquecimento global em diferentes partes do mundo.
Em termos globais, março de 2025 registrou uma temperatura média de 14,06 graus Celsius , sendo apenas 0,08 grau mais frio do que o recorde de março de 2024 e ligeiramente mais quente do que o valor observado em março de 2016, segundo dados do Copernicus.
O boletim destaca que os dois extremos climáticos anteriores – tanto o calor intenso quanto as chuvas torrenciais – ocorreram durante um forte episódio de El Niño , fenômeno climático conhecido por elevar as temperaturas globais. Isso reforça a relação entre eventos climáticos extremos e as influências do El Niño, além dos impactos do aquecimento global.
Postar um comentário
Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.