Brasileiros "renomeiam" locais de Portugal como "Pernambuco em Pé" no Google Maps e viralizam nas redes

Foto: Divulgação/Google Maps

Uma onda de bom humor e criatividade por parte dos internautas brasileiros tem levado o nome de Pernambuco para o outro lado do Atlântico, mais precisamente, para Portugal. Diversos locais do país europeu começaram a aparecer no Google Maps com o nome fictício de “Pernambuco em Pé”, em uma brincadeira que vem se espalhando rapidamente pelas redes sociais.

A piada faz referência ao formato territorial semelhante entre o estado brasileiro e Portugal, quando vistos no mapa. A partir disso, Portugal também passou a ser “rebatizado” com apelidos como “Guiana Brasileira”, “Vitória da Reconquista”, “Mato Grosso do Norte” e “Rio Grande de Fora” — todos inspirados na geografia e cultura brasileira.

A ação foi possível graças a um recurso do próprio Google Maps, que permite que usuários comuns criem ou editem localizações no serviço. Assim, surgiram pontos fictícios com nomes bem-humorados que remetem a uma “versão brasileira” de Portugal, como se o país europeu tivesse sido colonizado por brasileiros.

Além das alterações geográficas, a zoeira continuou nas avaliações das localizações, onde os internautas embarcaram na sátira com comentários bem criativos.
“Lugar muito bonito. Infelizmente os nativos falam português arcaico, mas é possível apreciar todas as belezas da Guiana Brasileira”, escreveu um usuário.
Outro brincou: “Pernambuco em Pé, também conhecido como Rio de Fevereiro ou Rio Grande de Fora, é um pedacinho de terra colonizado pelos brasileiros. É bem pacato, mas vale a visita”.

A brincadeira ultrapassou as fronteiras da internet e chamou a atenção de usuários portugueses, gerando reações diversas — de risos a confusão. Apesar do tom leve e satírico, alguns questionaram a veracidade das localizações e se surpreenderam com a facilidade de modificação na plataforma do Google.

Deixe seu comentário

Comentários ofensivos, preconceituosos e descriminatórios podem ser removidos pelos nossos administradores.

Postagem Anterior Próxima Postagem