Entre as principais demandas levantadas pelos requerimentos, destacam-se a pavimentação e calçamento, que lideram as solicitações, seguidos pela ampliação e implantação de serviços de saúde e, em terceiro lugar, o saneamento básico em bairros mais afastados do centro. Outras áreas como educação, abastecimento de água e segurança pública também figuram entre as prioridades. Os principais destinatários dos requerimentos são a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado, a Compesa e a Neoenergia.
O presidente da Câmara, Augusto Maia (MDB), ressaltou que o número expressivo de requerimentos reflete o comprometimento dos parlamentares com as necessidades da população.
“Já ultrapassamos o número de requerimentos discutidos no ano passado e acredito que até o final dessa legislatura, outros recordes serão batidos. Um sinal claro do quanto os vereadores estão dedicados ao trabalho e principalmente aos anseios da população”, destacou o presidente.
Embora todos os parlamentares tenham apresentado requerimentos, alguns se destacaram pelo volume de solicitações. O vereador Caetano Motos lidera o ranking com 202 requerimentos, seguido por Irmão Soares, com 184, e Nailson Ramos, com 129.
O vereador Caetano Motos, que cumpre seu segundo mandato, explicou sua motivação para apresentar um grande número de requerimentos:
“Por onde eu ando e vejo uma necessidade, seja de reposição de calçamento, incentivo à cultura ou melhorias nos serviços de saúde, transformo essa demanda em um requerimento. É uma forma de demonstrar à população que estamos atentos às suas necessidades.”
A produção legislativa da 17ª Legislatura segue intensa, e a expectativa é de que novas demandas sejam debatidas e encaminhadas ao longo do ano.