Foto: Ilustração/Divulgação |
O Governo Federal anunciou que o salário mínimo de 2025 será de R$1.518,00, representando um aumento de R$106,00 em relação ao valor de 2024. O reajuste, equivalente a 7,5%, segue a política de valorização do salário mínimo prevista pela legislação aprovada em 2023 e revisada em dezembro de 2024 pelo Senado.
De acordo com a norma, a atualização do salário mínimo leva em conta a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e um ganho real que poderá variar entre 0,6% e 2,5%. Essa limitação busca equilibrar o aumento do poder de compra dos trabalhadores com a sustentabilidade econômica.
A nova regra é uma continuação da política iniciada em 2023, que tem como objetivo garantir o reajuste do salário mínimo corrigindo perdas inflacionárias. Essa abordagem é vista como uma tentativa de preservar o impacto do salário mínimo na economia, especialmente para os milhões de brasileiros que dependem diretamente desse valor, como aposentados e trabalhadores formais de baixa renda.
A definição do salário mínimo é um tema central na política econômica, impactando não apenas os trabalhadores, mas também setores como previdência social e custos empresariais. O novo valor começa a valer a partir de 1º de janeiro de 2025.