$conteudo = ''.$x['conteudo'].''; // adiciona banner function addBanner($i) { static $conta = 0; $retorno = $i[0]; if(++$conta == 2){ $retorno .= "
BANNER
"; } return $retorno; } $txt = preg_replace_callback('#(

)#', 'addBanner', $conteudo); // adiciona banner echo"$txt";

Síndrome do ovário policístico e a importância da prevenção no outubro rosa

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é um distúrbio hormonal que afeta entre 6% e 10% das mulheres em idade fértil, causando sintomas como dificuldade para engravidar, menstruação irregular e o surgimento de pelos no rosto e corpo. A SOP é um quadro multifatorial, ou seja, não há uma única causa definida, mas fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida podem contribuir para o desenvolvimento da doença, conforme explica o ginecologista do Hospital Jayme da Fonte, Flávio Juvenal.

Entre os sinais mais comuns da SOP estão o crescimento de pelos excessivos (devido ao hiperandrogenismo, um desequilíbrio hormonal caracterizado pelo aumento de hormônios masculinos no corpo feminino), ganho de peso, alterações de humor, ansiedade, depressão, insônia e dores de cabeça intensas.

O diagnóstico da SOP é feito com base no histórico de sintomas da paciente, além de exames de imagem, como o ultrassom, e exames hormonais. O tratamento é personalizado, levando em conta os sintomas e objetivos da paciente, como controle dos sintomas ou planejamento para engravidar.

Preocupações com o Câncer de Mama
Apesar da preocupação de muitas mulheres sobre uma possível relação entre a SOP e o câncer de mama, o especialista afirma que os dois problemas de saúde não estão diretamente relacionados. No entanto, o ginecologista reforça a importância de campanhas de conscientização, como o Outubro Rosa, para a detecção precoce do câncer de mama.

A campanha, que surgiu na década de 1990, é celebrada anualmente com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce dessa neoplasia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são diagnosticados cerca de 2 milhões de novos casos de câncer de mama a cada ano no mundo.

Para o ginecologista Flávio Juvenal, o autoexame é uma ferramenta essencial para a detecção precoce. “O autoexame deve ser feito mensalmente, após a menstruação, quando as mamas estão mais flácidas. Deve ser realizado tanto em pé quanto deitada, apertando suavemente o conteúdo das mamas contra a parede torácica, buscando identificar áreas mais densas ou endurecidas,” explica. Além do autoexame, o câncer de mama pode ser detectado por exames de imagem e confirmado por biópsia.

O Hospital Jayme da Fonte, referência no polo de saúde de Pernambuco, possui uma equipe de especialistas em diversas áreas, incluindo ginecologia, que estão à disposição para oferecer o melhor cuidado às mulheres no diagnóstico e tratamento da SOP e na prevenção do câncer de mama.

Outubro Rosa é um mês de conscientização, e a informação é a maior aliada das mulheres na luta pela saúde.

0 Deixe seu comentário

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.