$conteudo = ''.$x['conteudo'].''; // adiciona banner function addBanner($i) { static $conta = 0; $retorno = $i[0]; if(++$conta == 2){ $retorno .= "
BANNER
"; } return $retorno; } $txt = preg_replace_callback('#(

)#', 'addBanner', $conteudo); // adiciona banner echo"$txt";

Duas cidades pernambucanas têm apenas um candidato a prefeito; o que acontece?

Em Pernambuco, duas das 184 cidades terão apenas um candidato a prefeito nas eleições municipais deste ano, ambos do PSB: Dormentes e Solidão. Essas candidaturas únicas representam 1,09% dos municípios do estado. Recife, a capital, tem o maior número de candidatos, com oito concorrentes. Em 94 cidades, há dois candidatos; em 54, três; em 18, quatro; e em 16 cidades, cinco ou mais candidatos.

Dormentes

Em Dormentes, no Sertão do São Francisco, a candidata Corrinha de Geomarco, atual vice-prefeita, concorre ao seu primeiro mandato como prefeita. Apoiada pela atual prefeita Josimara Cavalcanti, Corrinha é filiada ao PSB e sua coligação "Dormentes Unida e Mais Forte" inclui o MDB. Dormentes possui 16.048 eleitores aptos e 17.188 habitantes, segundo o Censo de 2022. 

Solidão

Em Solidão, no Sertão do Pajeú, Mayco da Farmácia, candidato do PSB, concorre sozinho à prefeitura. Sua candidatura é apoiada pelo atual prefeito Djalma da Padaria e está coligada com a Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV). O município possui 5.754 eleitores aptos e 5.210 habitantes, segundo o Censo de 2022.

Candidato único: o que acontece nesses casos?

Mesmo com apenas um candidato na disputa, a eleição nos municípios deve ocorrer normalmente, conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Para ser eleito, o candidato único precisa obter 50% dos votos válidos mais um voto. A eleição não é automática, pois o candidato deve ter mais votos do que a soma dos brancos e nulos.

"Caso o número de votos brancos e nulos (não válidos) seja maior que a votação no candidato, a votação será considerada comprometida e a Justiça Eleitoral deverá convocar uma nova eleição entre 20 a 40 dias após o anúncio da nulidade", explicou o TRE-PE, por meio de nota. 

0 Deixe seu comentário

Ao escrever seu comentário, certifique-se que o mesmo não possui palavras ofensivas (palavrões), calúnia e difamação contra ninguém, pois, caso haja, ele poderá ser banido por nossos moderadores, desejando manter a ordem e respeito a usuários e terceiros citados nas publicações.