No Agreste pernambucano, a secretária Executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira, esteve em Santa Cruz do Capibaribe, para visitar as unidades operacionais e conhecer o dia a dia dos policiais militares e civis que combatem a violência na região. Nos primeiros cinco meses de 2024, a cidade conhecida como a “Capital da Sulanca” apresentou uma redução de 10% nos números de homicídios e não registrou nenhum feminicídio no período.
“Um trabalho importante na redução da violência em todo o Estado, sem falar que o município não contabilizou nenhum feminicídio em 2024. São ações que ressaltam o empenho dos profissionais de segurança dessa Área Integrada de Segurança (AIS) 17”, destacou Dominique de Castro Oliveira. A AIS 17 é responsável pelo policiamento nas cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Taquaritinga do Norte, Jataúba, Brejo da Madre de Deus e Vertentes.
Em visita ao 24° Batalhão da Polícia Militar, a secretária conheceu as instalações e conversou com o efetivo. Informou-se sobre as necessidades da Unidade e parabenizou pelas ações que vêm sendo desenvolvidas na região. “Estamos acompanhando o compromisso da secretária Executiva em melhorar as condições de trabalho dos policiais militares”, frisou o Diretor Integrado do Interior 1 da PMPE, coronel Adriel Serafim.
Na sede da 17° Delegacia Seccional (Desec), da Polícia Civil, a Executiva da SDS, em conversa com o delegado seccional, Igor Nogueira, inteirou-se dos detalhes de duas operações importantes (Adutora e Placa Fria) que foram desencadeadas na Área Integrada 17. Presente na visita, o Diretor Integrado do Interior 1 da PCPE, Bruno Vital destacou a importância de receber a secretária Executiva, “demonstra o compromisso do Governo do Estado em aperfeiçoar e valorizar o trabalho policial”. No mesmo prédio funcionam também a 21ª Delegacia de Policia de Homicídios e a 128° Delegacia de Polícia Circunscricional de Plantão.
OPERAÇÃO TÊXTIL – Na ocasião, a secretária Executiva também falou sobre o início do planejamento para o importante reforço policial que é realizado nas estradas que levam a população aos grande polos de confecção em Santa Cruz, Toritama e Caruaru. O fluxo para essas localidades aumenta muito no final do ano.