A bancada pernambucana no Senado votou a favor da recriação do seguro para indenizar vítimas de trânsito. O projeto de lei PLP 233/2023 restabelece o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), substituindo o antigo DPVAT, que foi extinto em 2020 pelo governo Bolsonaro. O projeto foi aprovado por 41 votos a favor em sessão na última quarta-feira (08).
Os senadores Teresa Leitão, Humberto Costa e Fernando Dueire, da bancada pernambucana, votaram a favor do projeto. Teresa Leitão ressaltou nas redes sociais a importância do seguro, destacando que ele garante assistência às vítimas de acidentes, especialmente porque muitas vezes essas vítimas são ciclistas, pedestres, idosos e crianças.
O seguro proporciona indenização às vítimas de acidentes de trânsito ou seus herdeiros em casos de morte, invalidez permanente, e cobre despesas médicas decorrentes de lesões. O novo seguro oferece uma cobertura médica mais abrangente do que o antigo DPVAT, financiando assistência médica e suplementar, incluindo fisioterapia, medicamentos, equipamentos ortopédicos, órteses e próteses. Ele também cobre serviços funerários e despesas relacionadas à reabilitação profissional de vítimas que fiquem parcialmente inválidas.