Cotidiano Pernambuco registra 10 mortes de crianças por Srag em 2024

Pernambuco registra 10 mortes de crianças por Srag em 2024


A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou 10 mortes de bebês e crianças até 9 anos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em 2024. Até a Semana Epidemiológica nº 20, encerrada em 18 de maio, houve 1.675 casos da síndrome no estado. Devido à superlotação de UTIs neonatais e pediátricas, Pernambuco decretou situação de emergência em abril. A sazonalidade de vírus respiratórios, que vai de março a agosto, contribuiu para o aumento de casos.

No mesmo período de 2023, houve 48 mortes e 2.030 casos de Srag. Atualmente, 90 pacientes aguardam leitos, com 68 para UTI pediátrica e 22 para UTI neonatal. A SES-PE monitora constantemente a demanda por leitos e abriu recentemente 20 novos leitos de UTI pediátrica em Goiana e Nazaré da Mata, totalizando 168 novos leitos em 2024, incluindo UTI, UTI neonatal e enfermarias.

A SES-PE lançou em fevereiro o Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância e implementou diversas medidas como a Teleinterconsulta Pediátrica, convocação de médicos, preparação das Unidades de Pronto Atendimento, e um decreto de emergência em saúde pública em abril, válido por 90 dias, para agilizar ações administrativas necessárias.

Alisson Gabriel 22 maio 2024 - 17:25m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Integra Mais (Grande)
JCL (Grande)
APAE (Grande)
1Farma (Grande)
Valloriza / Jasfac
Mateus Assistência (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)

Mandacaru Açaíteria (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Luciana Mendes (Grande)
Moda Center (Grande)
Cabeça Gesso (Grande)
M Mestre Empreendimentos (Grande)
Auto Planos (Grande)
APAE (Grande)
RC Tecidos (Grande)