O Ministério Público de Pernambuco recomendou à Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe e de Jataúba que adotem medidas para completar a vacinação infantil, conforme as metas do Programa Nacional de Imunização (PNI). A recomendação, assinada pelo Promotor de Justiça Cível de Santa Cruz, Tiago Sales Boulhosa Gonzalez, integra a campanha “Vacina em Dia” do MPPE, visando aumentar a cobertura vacinal para atingir 90% para BCG e 95% para outras vacinas.
Os municípios devem envolver os setores de comunicação, educação e saúde, além de lideranças religiosas e comunitárias, para cumprir as metas vacinais. As ações incluem capacitação dos profissionais de saúde, busca ativa de não-vacinados, intensificação da vacinação de rotina e, se necessário, extensão dos horários de vacinação e a definição de um “Dia D” para ampla divulgação.
Os gestores municipais têm 20 dias para manifestar o acatamento das sugestões e enviar documentação comprobatória à Promotoria de Justiça. Cópias da recomendação serão enviadas aos prefeitos, secretários, Câmaras Municipais, Conselho Municipal de Saúde e meios de comunicação locais.