O Ministério das Mulheres recebeu relatos de abusos contra meninas e mulheres em abrigos para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Durante uma reunião com representantes de movimentos sociais, entidades e deputadas federais e estaduais, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, ouviu denúncias de crimes ocorridos nesses locais.
Os relatos não foram detalhados em termos de locais ou número de casos, mas a primeira ação do ministério será enviar uma equipe ao local para investigar e preparar um protocolo de resposta junto às autoridades locais. O Ministério também planeja estabelecer um fluxo de procedimentos para casos de tragédias com uma perspectiva de gênero, colaborando com outras pastas relevantes.
Além disso, a pasta está considerando a criação de abrigos exclusivos para mulheres ou outras soluções para garantir a segurança e evitar violações dos direitos das mulheres nos abrigos. O Ministério dos Direitos Humanos também disponibilizou novos canais do Disque 100 para receber denúncias de violações de direitos humanos.