O Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam) de 2022, lançado pelo Ministério das Mulheres em Brasília, revelou que foram registradas 67.626 ocorrências de estupros em mulheres no Brasil. Isso equivale a um estupro a cada 8 minutos. O relatório mostrou que a região Sudeste teve o maior número de casos, com 22.917 registros, seguida pela região Sul com 14.812, Nordeste com 14.165, Norte com 8.060 e Centro-Oeste com 7.672.
O Raseam compila dados de várias fontes, como o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Saúde, e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir desses dados, foi observado que uma em cada cinco mulheres entrevistadas em 2021 relatou sentir “risco médio ou alto de ser vítima de agressão sexual”.
O relatório destaca que a violência contra as mulheres é uma instituição social que sustenta relações de dominação e exploração. Além disso, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) registrou 344.242 ocorrências de violência sexual, doméstica e outras formas de violência em atendimentos ambulatoriais e hospitalares.