Oito policiais rodoviários federais foram presos em Pernambuco em uma operação da Polícia Federal, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Rio Grande do Norte e a Corregedoria-Geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A operação aconteceu na última terça-feira (23).
Os policiais são suspeitos de envolvimento em crimes de corrupção, como concussão, quando um servidor exige vantagens ou propinas devido ao cargo, e peculato, que ocorre quando há apropriação ou desvio de um bem para benefício próprio ou de terceiros. Dos oito policiais presos, sete eram experientes e um era novato.
Outra acusação contra eles é que facilitavam a passagem por Pernambuco de carretas que transportavam pás eólicas para outros estados do Nordeste. Dentro dessas cargas, havia drogas escondidas. Ainda não está claro se os policiais sabiam da presença dos entorpecentes. Dois empresários pernambucanos também foram presos pela operação.
Devido ao envolvimento de agentes públicos, as investigações estão em sigilo. Os suspeitos foram levados para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife.