Cotidiano Policiais Civis deslocados para atendimento telefônico de emergência por falta de pagamento

Policiais Civis deslocados para atendimento telefônico de emergência por falta de pagamento


O cenário de segurança em Pernambuco enfrenta uma crise alarmante que se agrava com a chegada do final de 2023. A falta de pagamento dos funcionários terceirizados responsáveis pelo atendimento do 190 resultou em uma greve, impactando diretamente o efetivo policial e as atividades nas delegacias.

Com delegacias fechadas, o menor efetivo em três décadas e salários entre os piores do país, a situação revela uma cronicidade que vai além das aparências. Em resposta à paralisação, o Governo do Estado realocou 15 policiais civis de suas funções originais nas delegacias para o CIODS (Centro Integrado de Operações de Defesa Social), onde agora atendem chamadas telefônicas de emergência.

Os policiais civis removidos realizavam tarefas essenciais, como o registro de boletins de ocorrências e investigações de crimes graves nas delegacias. Agora, encontram-se atendendo telefonemas no CIODS, uma mudança que suscita questionamentos sobre a efetividade dessa medida diante da complexidade das demandas policiais.

A situação atinge até mesmo os policiais aposentados, contrariando a legislação que os impede de serem lotados fora da PCPE (Polícia Civil de Pernambuco). O CIODS não faz parte da Polícia Civil, mas sim da Secretaria de Defesa Social, evidenciando um descaso na gestão da segurança pública.

O contexto de desafios enfrentados pelos profissionais de segurança pública e a ausência de respostas efetivas por parte do governo geram uma sensação de abandono entre os pernambucanos. Compromissos eleitorais que prometiam prioridade na abordagem desse tema ainda não se traduziram em ações concretas, deixando a sociedade à espera de soluções práticas.

Alisson Gabriel 13 dez 2023 - 14:15m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Mateus Assistência (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)
João Januário Tecidos (Grande)
APAE (Grande)
JCL (Grande)
Integra Mais (Grande)
1Farma (Grande)
Valloriza / Jasfac

Dra. Patrícia Queiroz (Grande)
APAE (Grande)
Sam’s Sushi (Grande)
Sistemax (Grande)
RC Tecidos (Grande)
Mandacaru Açaíteria (Grande)
Mateus Assistência (Grande)
Altas Horas Outlet (Grande)
Kits Elásticos (Grande)
Novo Atacarejo (Grande)